Skip to main content

Grupo Criado Anteriormente à Imersão se Conecta e Produz Camiseta 

Das 160 pessoas participantes, 90 delas compraram o produto para usar durante treinamento; simbologia de conexão para alguns e novo ponto de partida para outros 

Por Verônica Guimarães | Jornalista da 8Ps 

Um grupo de 160 participantes da Imersão 8Ps, Turma 42, se organizou em um grupo montado através do WhatsApp. Os contatos vieram através das listas trabalhadas em vendas de ingressos e um dos participantes teve a iniciativa em unir a todos. Ali, dias antes, passaram a se aproximar no intuito de melhor aproveitar o treinamento, trocarem informações de hospedagem e já se conhecerem. Também ali, dois deles trabalharam num símbolo que conectou ainda mais o grupo em um propósito comum: uma camiseta com a hashtag #Eu Decidi, uma decisão muda tudo. 

Simbologia nas conexões 

A ideia veio da Ivone Nascimento, médica de Salvador, na Bahia. Segundo disse, a conexão entre os participantes já começava bem, bastava fazer com que houvesse um acordo entre eles para que ninguém fosse abandonado. “Eu simplesmente recebi um link para acesso à Imersão 8Ps e só após efetuar a compra fui verdadeiramente saber sobre o que realmente era. Me encantei com aquilo tudo e quando surgiu o grupo, percebi que como eu, todos ali estavam decididos a mudarem a rota de suas vidas, de se ajudar mutuamente. Eu penso que os grupos de pessoas que pensam de maneira semelhante devem andar em bando e mostrar a sua força e assim achei que poderia ser com a gente”, diz. 

Para ela, a ideia de uma camiseta, além da simbologia da decisão por melhores rumos, poderia também fazer com que cada um “vestisse literalmente a camisa da decisão”. “Cada um que usasse esse símbolo poderia ter em mente seu comprometimento com sua decisão. Como eu, todo mundo ali também estava decidido à mudança e a ajudar um ao outro. A camiseta seria a sustentação de tudo isso, a materialização de toda essa energia”, complementa. 

A ideia concreta 

Passada a ideia, que imediatamente comprada pela maioria dos participantes, precisaria, então, de alguém que colocasse o projeto em prática. E foi então que Frederico Fonseca, de Natal, Rio Grande do Norte, entrou em campo. Proprietário de uma confecção, ele prontamente se empenhou em produzir a arte das camisetas e na sequência fazer rodar o produto. 

“A Imersão conseguiu trazer para a gente uma conexão num único propósito, cada um dentro do seu segmento e em sua localidade: a união!”, comenta Fred, como costuma ser chamado. Foram 90 camisetas vendidas em um grupo de 160 pessoas. “Para mim, isso tudo expressou não apenas algo que fizesse com que o grupo se fortalecesse em uma causa, como também me mostrou que eu estava acomodado na minha localidade. Percebi que posso entregar meus produtos em qualquer lugar do Brasil. A Imersão de fato começou antes com a produção ao grupo e uma lição para mim”, conta. 

Fred diz que acredita cada vez mais na força do empreendedorismo. “Ser empreendedor no Brasil não é fácil e é uma decisão. Os 8Ps fizeram com que eu enxergasse essa como uma mudança necessária para o meu futuro e de todo um país. Juntos somos mais fortes e eu acredito nisso”.  

Esperança nas conexões empreendedoras 

Para o campineiro César Morelli, proprietário de uma escola de dança, o grupo se relacionar antes mesmo do treinamento teve muita representatividade. “As conexões começaram ali, as trocas de experiências, de informações sobre onde se hospedar, como ir ao evento, dicas e apoio emocional. Isso deu mais segurança acho que para todos, para que não nos sentíssemos sozinhos. Foi como um encontro marcado”, garante. 

Ele afirma que mesmo não se conhecendo, o grupo assumiu a união e praticou a verdadeira lição em saber se conectar. “Comprei a camiseta porque ela representou nossa união, um preocupado com o outro. Todos num propósito de mudança dentro do #EuDecidi e isso foi inspirador. Para mim, o significado é ainda maior, já que passo por um momento de extrema mudança de vida, mesmo diante ao caos. A camiseta representa a atitude de não aceitar continuar da mesma forma e encarar de vez a mudança. Ter força e agir”.