Skip to main content
imersao 8ps-case

Do Zero a 350 Mil: Como um Mentorado 8Ps Monetizou Seu Site de Conteúdo Sobre Construção e Obras

Fabrício Rossi é um engenheiro e arquiteto de Belo Horizonte que, no fim de 2011, criou um site para compartilhar conteúdo com dicas e macetes de construção e, apesar de alcançar rápida autoridade no setor, não conseguia monetizá-lo. Em abril de 2017, Fabrício se inscreveu no Programa de Mentoria com Conrado Adolpho e, desde então, o “Pedreirão: Macetes em Construção” é muito mais do que um hobby. “Investi na mentoria em busca de levar o Pedreirão para um próximo nível e conseguir capturar valor”, relembra.

POR: Janaína Quitério | jornalista 8Ps

“Eu fui forjado em obras. Parece que, desde pequeno, eu sabia que seria engenheiro”, escreveu o empresário Fabrício Rossi em seu site “Pedreirão: Macetes em Construção”, que, desde fins de 2011, publica dicas e macetes sobre construção, com linguagem simples e valorizando as normas técnicas, voltados não apenas para arquitetos e engenheiros, mas para um público geral interessado em construção. De fato, a sua paixão pelo assunto era tão grande que Fabrício cursou engenharia civil e arquitetura e urbanismo ao mesmo tempo – um curso de manhã e outro, em outra faculdade, à noite.

A ideia de construir um site informativo sobre construção surgiu de sua própria dor, na época em que trabalhava como gerente de obras de um grande hospital de Belo Horizonte. “Sempre que eu pesquisava sobre algum assunto de obras na internet, eu não encontrava conteúdo de qualidade. Era tudo desorganizado e sem referência em normas técnicas”, conta.

Capa do Pedreirão, no canal do Youtube

No começo, ainda com estrutura simples e sem domínio próprio, o “Pedreirão” evoluiu rápido à medida que conquistava um fiel público-leitor. Pouco tempo depois, o site alcançou 300 mil acessos por mês. “Em 2015, estávamos gerando conteúdo de muito valor para as pessoas, mas nenhum para a gente. Eram só gastos – e eu estava a ponto de desistir. Eu costumo dizer que, nessa época, eu não estava trabalhando de graça no projeto, estava é fazendo filantropia”, ironiza.

Hora da virada: seguir ou desistir

Fabrício já conhecia o conteúdo sobre marketing digital que Conrado Adolpho compartilha nas redes sociais e, a partir dele, aplicou dicas de vendas, reformulou o site – que estava sendo atacado por malwares – e tomou a decisão de se inscrever no Programa de Mentoria de Conrado Adolpho, em abril de 2017.

“Eu já estava com algumas ideias para implementar, mas queria uma orientação de alguém com autoridade – e eu gostava bastante do conteúdo do Conrado. Fui até Campinas e, quando fiquei de frente para o Conrado, ele me disse que eu tinha uma Ferrari, mas estava colocando nela um combustível adulterado. Eu lembro dessa frase como se fosse hoje, até me arrepia. Ele sugeriu que eu aproveitasse o alcance do site e o conteúdo para gerar um produto pago. E saí de lá com a tarefa de montar um curso on-line para engenheiros e arquitetos, o Orçamento de Obras Perfeito”.

De abril até o lançamento do curso, Fabrício passou pelas etapas de montar equipe e gravar todo o conteúdo – num processo de altos e baixos. Em cinco meses (outubro de 2017), o curso estava pronto. “Fiz o lançamento utilizando apenas o tráfego orgânico do site, mas já estava utilizando todas as dicas que Conrado deu na mentoria sobre o site, uso das mídias sociais e de colocar mais a minha cara no negócio. Faço, desde então, Lives todas as terças-feiras, reunindo uma média de 70 pessoas ao vivo. Como resultado, o faturamento da abertura do carrinho alcançou 40 mil reais. Foi um sucesso!”, felicita-se.

Mas não parou por aí: no fim daquele mesmo ano, ele montou outra turma do curso on-line e faturou mais 20 mil. Assim, só naquele ano, do zero, o Pedreirão fez 60 mil reais. Ele conta que já lançaram, até hoje, 7 turmas desse curso, todos com faturamento entre 30 e 40 mil por turma.

“Depois disso, comecei a fazer cursos presenciais em Belo Horizonte e comecei a receber convites para palestras no Brasil inteiro. Então, a autoridade do Pedreirão aumentou ainda mais e eu consegui reconquistar tudo o que estava ameaçado, quando pensei em fechar o site. Temos, hoje, 53 mil seguidores no Facebook, quase 53 mil no Instagram e mais de 17 mil inscritos no nosso canal do YouTube”, descreve.

Hoje, o Pedreirão oferece mais outro curso, o “Planejamento Rei”. “Se a gente somar tudo até agora, temos cerca de 500 alunos. Até setembro de 2018, já faturamos 350 mil. Pode parecer poucos para alguns, mas, para quem saiu do zero, é muito. Hoje, nós temos o melhor conteúdo de construção do Brasil, mas ainda não somos o maior. Eu enfatizo o “ainda”, porque a nossa meta – e estamos no caminho – é faturar um milhão. Eu tenho muito a agradecer ao Conrado por ter me ajudado nestas visões: de empreender, de vender e de marketing, que não aprendi nem na faculdade de engenharia, nem na de arquitetura, mas com o Conrado, com o Método 8Ps, lá na mentoria”, agradece.

Fabrício Rossi foi convidado pela equipe de Sucesso do Cliente 8Ps a contar o seu resultado, usando o Método 8Ps, no palco da Turma 39 da Imersão 8Ps, realizada em setembro.

RESULTADOS COM O MÉTODO 8Ps

  • Seguindo as estratégias da mentoria com Conrado Adolpho, Fabrício montou um curso on-line e, no lançamento, com tráfego orgânico, faturou 40 mil reais
  • Desde então, já fez 7 turmas do curso on-line, montou um segundo curso e o site Pedreirão já é considerado o melhor site de conteúdo em construção