Skip to main content

Com Quase um Milhão e Meio de Reais em Vendas no Ano Passado, Empresa de Arquitetura e Engenharia Espera Multiplicar Em Dez os Resultados Neste Ano 

Com praticamente vinte dias do novo ano, os resultados já chegaram a 15% do que a empresa almeja; contrato com importante cliente poderá fazer com que a empresa não se preocupe mais com captações de novos negócios 

Por Verônica Guimarães | Jornalista da 8Ps 

Do mercado da construção civil, empresa criada em agosto de 2015 tinha pouca procura para serviços. “Sempre achei que por ter uma carreira sólida e certo reconhecimento, apenas abrir a empresa seria o suficiente para que tivesse boa procura. O foco sempre foi o corporativo: hospitais, ONGs, restaurantes e igrejas”, conta Ricardo Teodoro, sócio proprietário da Teodoro & Marques Arquitetura e Engenharia e responsável pelas ações de divulgação da empresa. “Para trabalhar ações de atração solicitávamos indicações, mas o retorno não acontecia de acordo com o esperado”.   

A minha empresa, que fica em Santo André, na Grande São Paulo, passou a ter um outro rumo quando ações relacionadas aos 8Ps foram implementadas, argumenta Ricardo. Ele conta que descobriu o Conrado Adolpho na internet, se cadastrou em todas as mídias dele e comprou o livro, o qual assume ter tido dificuldade em compreender. “Foi quando soube da Imersão e optei em buscar saber na prática a aplicação do Método”, conta.  

“Na Turma 36 eu estive sozinho. Na sequência ao treinamento consegui trabalhar de maneira mais firme na definição dos nossos produtos, montando um escopo de cada uma das atividades envolvidas: aprovações legais diante à esfera pública; construção e entrega de empreendimentos, incluindo todas as licenças aprovadas”, diz ele.  

A vontade de ultrapassar limites  

A empresa já estava apta a trabalhar em qualquer localidade, mas sua carteira de clientes ativos está apenas no estado de São Paulo. “Já tínhamos uma sinalização de interesses externos. Agora, esse é um objetivo imediato, já que para o futuro, precisamente até 2021, temos como meta que a empresa passe a ser uma construtora \ incorporadora e se torne a melhor do segmento em todo o ABC paulista”, argumenta. 

E, percebendo que sua maior necessidade momentânea estava em entender o funcionamento da internet e expor a empresa por lá, Ricardo mergulhou nas pesquisas para aprender a trabalhar as ferramentas necessárias e foi numa dessas buscas que descobriu o Conrado Adolpho e passou a consumir todo o conteúdo disponível na rede. “Em um dos conteúdos que vi dele, ele comentava sobre os 8Ps e seu livro. Não pensei duas vezes e comprei. Levantava diariamente mais cedo para estudar e, honestamente, não entendia muita coisa, embora dava início a novas ações com resultados”, conta. Até que tomou conhecimento da Imersão 8Ps e acreditou que estaria ali a chave para seus novos resultados. “O Conrado sempre conta das dificuldades que ele enfrentou e muitas delas choca com quem não está dando certo e esse foi um atrativo para eu buscar estar no treinamento”, comenta. 

Poucas percepções, muitos resultados 

O empresário conta sobre suas primeiras ações após primeiro treinamento: “Apenas fazendo algumas poucas alterações nossa empresa foi para outro patamar. Escritórios semelhantes nos questionavam sobre como implantamos as mudanças, de tão significativos que foram os resultados. Os 8Ps fizeram com que nossas habilidades até então não trabalhadas tomassem conta do nosso cotidiano”, argumenta. 

Mas foi com a segunda Imersão que ele e seu sócio, Eduardo, descobriram como, de fato, fazer com que os resultados se tornassem mais expressivos. “Foi ali que percebi se abrirem todas as novas perspectivas da empresa. Até nossa participação da turma 37 havíamos fechado em serviços o equivalente a 200 mil reais para aquele ano (2018). Logo depois, num período curto de 3 meses, utilizando as técnicas que aprendemos em nossas negociações fechamos o ano com valores bem expressivos, quase um milhão e meio de reais em faturamento. Nessa mesma época engatilhamos outros trabalhos para esse ano de 2019. A meta agora é de dez vezes o valor feito no ano passado e, para nossa surpresa e alegria, com pouco mais de 20 dias desse novo ano, já temos 15% desse valor em resultados”, comemora. 

Mudanças concretas 

Ricardo conta que percebeu que muita coisa precisava de mudanças na empresa para que os resultados fossem positivos: público alvo, ferramentas de comunicação, organização do departamento de vendas. “A imersão para mim foi entender meu ponto “A”, conseguir entender a importância de visualizar/desejar o meu ponto “B” e poder visualizar o caminho a ser seguido/traçado para atingir o objetivo. Essa clareza na forma de organizar as ideias foi o ponto mais forte. Todas as ferramentas colocadas em torno desse tema, principalmente os gatilhos mentais (fortemente utilizados em nossas negociações diariamente) foram e são cruciais no nosso negócio”, esclarece Ricardo. 

Semelhante a uma Oferta Irresistível, o empresário passou a usar de maneira natural em suas conversas com clientes estratégias organizadas na verbalização e utilização de gatilhos mentais no intuito de matar qualquer dúvida que o cliente viria a ter. As vendas aumentaram de maneira muito mais natural.  

“Nós já tínhamos relacionamento com esses clientes, mas não tínhamos as habilidades necessárias para evidenciar o diferencial e apresentar isso da melhor forma. Foi uma competência desenvolvida através do uso do Método”, justifica. 

Entre os resultados, a conquista de um importante cliente, detentor de imóveis em 136 países, sendo 22 mil deles apenas no Brasil. “Se continuarmos esse atendimento de forma efetiva e eficaz, não precisaremos de outro cliente. Estamos responsáveis pelo principal projeto, ainda piloto, deste cliente. O custo estimado de execução é de ordem dos 30 milhões de reais. Há a possibilidade de extensão desse mesmo projeto em todo o território nacional”, comemora.  

“Para a nossa empresa, a presença na internet é importante, mas as negociações acontecem mesmo no frente a frente. E, nesse sentido, compreender como montar uma estratégia de conversa linear, utilizando gatilhos, autoridade, prova concreta, é fazer com que a comunicação com o cliente seja muito mais eficiente. Uso como base para essas vendas a estrutura de Oferta Irresistível. Ele entende meu potencial e meus resultados. Não sobrando dúvidas, não pensa duas vezes para realizar a contratação dos trabalhos”, complementa. 

Resultados com Método 8Ps: 

. Mais clareza sobre seus produtos e suas ações; 

. Criação de escopo em cada um dos processos realizados pela empresa; 

Aplicação de técnicas de negociação presencial em formato de Oferta Irresistível: uso de gatilhos mentais, estratégias organizadas de fala e uso de informações que matem objeções do possível cliente; 

Consequente aumento de vendas e ano encerrado com faturamento de quase um milhão e meio de reais; 

Contrato com cliente em nível mundial e a possibilidade de não necessitar de novos negócios.