Skip to main content

Com Pequenas Alterações na Sua Comunicação, Professor de Curso On-line Vende em Período de Menor Possibilidades: Festas de Fim de Ano 

Trabalhando melhor o direcionamento de sua comunicação, aliado ao copywriting e impulsionamento de anúncios, ele obteve resultados que não esperava 

Por Verônica Guimarães | Jornalista da 8Ps 

Sem saber absolutamente nada de marketing digital, Guilherme Cardes, professor de inglês e empreendedor com a Fast Inglês, ousou em apenas fazer pequenas alterações nos canais de comunicação e se surpreendeu com os resultados. “Tive vendas em um período que as vendas para cursos são quase inexistentes, a época das festas de fim de ano”, conta o empreendedor de Campo Grande (MS). 

Participante da Imersão 8Ps, na Turma 40, Guilherme não imaginava o que viria a acontecer com sua escola on-line de inglês. “Eu tinha participado de uma outra imersão, voltada à inteligência emocional, e lá comentaram que eu precisaria buscar saber mais ou mesmo fazer algum curso especializado em marketing digital. Então passei a procurar por algo nesse sentido e encontrei o Conrado Adolpho e os 8Ps nas minhas buscas. Resolvi me aventurar na Imersão 8Ps”. 

Os erros que aparecem com o treinamento 

E foi lá, em plena Imersão que Guilherme percebeu um dos principais erros na sua comunicação. “Durante o treinamento de três dias eu pude verificar qual era meu principal problema: o funil de vendas”, conta ele. 

“Saindo da Imersão, logo no dia seguinte, resolvi testar na prática o que tinha acabado de aprender”, diz. Guilherme, então, passou a realizar algumas alterações nos seus canais de comunicação, o que surtiram certo efeito. “Eu sempre trabalhei o Instagram e WhatsApp, mas até ali eu praticamente oferecia meu curso sem a menor cerimônia, não tinha ideia, por exemplo, que precisaria ser mais cauteloso e matar as objeções de quem me buscava ou era atraído até mim”, justifica. 

“O seguidor do Instagram e através do contato, recebia um link para a página da escola, onde já encontrava três aulas gratuitas, no intuito dessa pessoa virar um aluno. Mas poucos eram os que realmente faziam as aulas. A conversão desses poucos também não era numa boa porcentagem”, conta. “Eu precisava alterar toda essa metodologia”. 

Poucas mudanças, muita diferença 

Guilherme conta que a partir da Imersão, passou a trabalhar conteúdos no Instagram, o que mudou e muito o retorno vindo de seus seguidores. “Dar informação é completamente diferente mesmo, o público que você tem passa a te ver com outros olhos e, consequentemente, os resultados também são diferentes. Passei matar objeções, usar gatilhos e escassez. Um terço a mais em leads”. Além disso, ele passou intercalar conteúdos com chamadas para compras. “A cada quatro ou mais em informações, um para compra”, conta. 

“E as vendas aconteciam de maneira sutil”, comenta. “Além disso, as aulas gratuitas já trabalhadas passaram a ser enviadas por link no WhatsApp direto para o YouTube, com a indicação de mandar de volta seu entendimento da atividade e em inglês em até vinte e quatro horas” argumenta. “Passei a receber melhor esse feedback. E só a partir desse retorno que o interessado recebia as demais aulas. Isso me deu maior credibilidade no trabalho e a taxa de conversão aumentou significativamente”, afirma. 

“Aliado a essas alterações, impulsionamento de apenas 80 reais para quatro dias em pleno Natal, com retorno de três vendas, num período extremamente escasso de novos alunos. Na sequência trabalhei uma promoção para os que adquirissem o produto no feriado de Virada de Ano, fiz outras quatro vendas”, completa. 

Para ele, a mudança veio com bom significado: “num bom mês, eu fechava cerca de quinze vendas e em apenas duas chamadas justamente para os feriados de fim de ano, época em que ninguém compra cursos, obtive sete vendas, praticamente metade de um mês inteiro em um terço do tempo. O Método funciona sim!”, vibrou Guilherme. 

Resultados com os 8Ps: 

. Mudanças na comunicação com o seu público: mais conteúdo e menos vendas; uso de gatilhos mentais, fim de objeções e escassez; 

. Passou a trabalhar impulsionamento de publicação; 

. Aumento de leads, de 150 para 208, e de conversão, 7 vendas em 10 dias de ações em duas campanhas;