Skip to main content

Com 21 mil Seguidores no Instagram, Empresária Descobre como Alavancar vendas Utilizando os 8Ps 

Apenas com loja física e e-commerce para ser inaugurado, Roberta e sua sócia estavam desmotivadas com os resultados que obtinham com as vendas; em um mês reinventaram a maneira de trabalhar o marketing da empresa dando mais valor ao relacionamento com clientes 

Por Verônica Guimarães | Jornalista da 8Ps 

Assim como acontece com a maioria dos empreendedores e empresários, alavancar vendas se torna difícil em um determinado momento do processo. Desmotivada com a questão, Roberta Faria viu na Imersão 8Ps uma possibilidade de trabalhar de maneira diferente ao que já vinha fazendo. E os frutos disso já começam a aparecer! 

Com loja física de semijoias em Goiânia (Goiás), ela e sua sócia Maysa Britto estavam descontentes com as vendas. Com um e-commerce prestes a ser lançado, Roberta percebeu que suas ações com o Instagram não surtiam efeito esperado e estava preocupada com a questão. “Temos 21 mil seguidores na rede social e, trabalhando campanhas pagas, não conseguia fazer com que esse expressivo número nos trouxesse bons resultados”, conta ela.  

Ela conta que as divulgações aconteciam sem critério, de maneira automática, apenas com a promoção dos anúncios. “Eram investimentos na casa dos quinhentos reais ao mês praticamente sem retorno. Na verdade, estávamos apenas injetando dinheiro. Mas a percepção disso só veio com a Imersão 8Ps. O treinamento foi fundamental para que eu entendesse cada um dos meus processos”. 

Entre ela e sua sócia existe uma divisão das tarefas. “Enquanto eu cuido de toda a divulgação, ela fica responsável pela parte administração da loja física. E, por esse motivo fui eu a participar do treinamento”, comenta. 

No primeiro P mudanças à vista 

Roberta conta que foi durante a Imersão que percebeu seus principais erros. “Logo no 1P percebi que não estávamos com nossa persona definida, logo todo o restante do processo também estava errado. Então, primeiro de tudo, defini com quem iríamos falar”, afirma. 

“A partir daí passei a selecionar como trabalharia a comunicação de forma que os resultados também passassem a chegar. O pontapé foi me voltar ao relacionamento com a clientela, sem pensar, a princípio, nas vendas. Bingo, passou a dar mais certo!”, comemora. 

A princípio, além de direcionar melhor sua comunicação, Roberta passou a trabalhar as postagens de maneira mais frequente no Instagram. “Eu não trabalhava stories e nos conteúdos que eram postados (sempre um ao dia) apenas uma foto, sem informações atraentes. Agora, faço três publicações diárias, sempre buscando fazer com que haja uma sintonia entre o produto e a mensagem que queremos que nossa seguidora receba. Ela precisa sentir-se conectada com a gente”.  

E o reflexo de um conteúdo mais atrativo utilizando copywriting e com gatilhos mentais apareceram em retorno nas próprias postagens. “Passamos a ter mais interações, isso movimentou muito a página e esses 21 mil seguidores, finalmente estão nos trazendo resultados mais positivos e expressivos nas vendas”.  

Para ela, as mudanças nas vendas ainda não são necessariamente resultados como desejam, mas o início de uma mudança drástica na forma em receber os pedidos. “Os nossos atendimentos são mais funcionais com essa conexão. Mudou completamente nossa visão de negócio”, aponta. Ela conta que também passaram a trabalhar listas de transmissão via Whatsapp: “já tínhamos duzentas e cinquenta pessoas em um cadastro, passamos a transmitir dicas com combinações entre os produtos e  de looks. Além disso, montamos uma Oferta Irresistível, em que apresentamos um produto com o preço de um real. Com a venda feita, trabalhamos um upsell e, com retirada apenas in loco, quando a consumidora vem até nós, conseguimos fazer com que ela complemente a compra com algum produto a mais, ou seja nosso poder de negociação na venda aumentou também”, comenta.

Novas metas 

Agora, com resultados positivos no relacionamento com sua clientela a empresária conta que o foco será, além de municiar com informações, trabalhar as vendas de fato dos produtos. “Temos a meta de até o fim de março conseguirmos atingir cerca de 30 mil reais em vendas. Atualmente esse valor está em 13 mil reais. O e-commerce vai ajudar”, comemora. 

“Até o momento, a promoção com as vendas a um real estão surtindo bons efeitos. Oitenta por cento da lista tem dado resultados. Agora, com a loja virtual almejamos expressivos resultados imediatos”. 

Roberta conta que, antes de pensar nos resultados efetivos em vendas, sua principal mudança foi a de mindset. “Eu saí da Imersão com outro pensamento, outro foco e um entendimento muito maior sobre o meu negócio. E o melhor disso tudo é que a minha sócia conseguiu captar exatamente isso sem estar lá. Inclusive contratamos uma pessoa para nos ajudar na loja, esse já é um resultado e tanto. Estamos numa conexão ainda maior”, finaliza. 

 Resultados pós Imersão 8Ps:

. Percepção da necessidade em definir persona (1P) e direcionar mensagem;

. Passaram a trabalhar melhor o relacionamento com seus clientes;

. Postagens mais frequentes no Instagram, utilização de stories;

. Comunicação persuasiva utilizando copywriting e gatilhos mentais;

. Passaram a trabalhar listas de transmissão via Whatsapp com Oferta Irresistível;

. Mudança de mindset ajudou a enxergar o negócio de maneira diferente.