Skip to main content

Veja como aumentar a produtividade da sua equipe com 5 dicas

Melhorar os resultados da empresa e conquistar melhor desempenho são necessidades constantes das empresas e uma preocupação recorrente dos gestores.

Apesar disso, muitas empresas ainda não enxergam a relação entre aumentar a produtividade da equipe e a conquista de melhores resultados para o negócio como um todo.

Por isso, é importante entender como a produtividade impacta nos resultados. Para que isso aconteça, o primeiro passo é mensurar a produtividade da equipe, acompanhar como estão os resultados obtidos e identificar quais são os obstáculos a serem superados.

Explicaremos agora qual é a importância de medir a produtividade de seu time de colaboradores, trataremos de algumas métricas de produtividade que a sua empresa deve adotar e apresentaremos algumas dicas para aumentar a produtividade de sua equipe. Confira!

Entenda como medir a produtividade da equipe é importante

Todas as empresas desejam aumentar seus resultados, melhorar o faturamento e conseguir crescer.

No entanto, ainda é comum que elas não acompanhem o desempenho de suas equipes de trabalho e também que não mensurem a produtividade de forma objetiva, utilizando processos previamente definidos.

A importância de medir a produtividade da equipe está em conseguir identificar quais são os potenciais de resultado do time, compreender quais são os pontos fortes de cada colaborador e da equipe como um todo, além de compreender quais são os gargalos e como eles podem ser solucionados em favor de melhores resultados.

Para isso, é necessário que sejam adotadas métricas objetivas e claras de produtividade, que terão o papel de mensurar os resultados obtidos e os índices de produtividade de cada colaborador, permitindo compreender quais são os ajustes necessários e como realizá-los da melhor maneira possível.

Conheça algumas métricas de produtividade para adotar

Como foi dito, é importante que o gestor tenha métricas claras para acompanhar e avaliar a produtividade da equipe, permitindo que sejam tomadas as decisões mais acertadas e feitos os ajustes necessários para aumentar a produtividade. Abaixo, você encontrará algumas das mais utilizadas e que podem basear a avaliação em sua empresa.

Número de tarefas realizadas

A métrica mais comum para avaliação de produtividade está no número de tarefas realizadas dentro de um determinado período de tempo.

Essa avaliação se encaixa nos mais variados tipos de empresa, sendo necessário entender qual é o tipo de tarefa a ser analisada e qual é o volume que cada uma delas representa dentro da carga de trabalho do colaborador.

Em uma empresa de vendas, por exemplo, é possível que essa avaliação leve em consideração as ligações realizadas, as ligações atendidas, as trocas de e-mail, os pedidos de orçamento, os processos de fechamento de vendas e o pós-venda, dentre outros processos do dia a dia da empresa.

Volume de demanda represada

Também é interessante entender qual é a demanda represada, o que significa entender quantas e quais tarefas estão atrasadas e, ainda, se esse volume se deve a um número insuficiente de colaboradores realizando determinada tarefa, ao desempenho da equipe abaixo do esperado ou mesmo ao aumento não previsto de demanda em determinado período de tempo.

É comum que essa métrica seja utilizada de forma conjunta com a avaliação de tarefas executadas, para compreender qual é o volume de tarefas executáveis pelos colaboradores em determinado período de tempo.

Nível de abstenção

Os resultados de uma equipe dependem de comprometimento, foco e determinação.

Por isso, avaliar quais são os níveis de abstenção (faltas não justificadas) e compreender quais fatores estão gerando essas ausências é imprescindível.

Além de auxiliar na identificação de pontos de atrito e de necessidade de melhorias, essa métrica também permite compreender melhor o ânimo da equipe e buscar ações para valorizar o time.

Aprenda como aumentar a produtividade de sua equipe

Compreendida a necessidade de mensurar a produtividade da equipe e algumas das métricas mais utilizadas, é importante também entender como aumentar a produtividade.

Seguem abaixo algumas dicas que permitem melhorar o desempenho da equipe e conquistar excelentes resultados. Continue lendo!

1. Metas individuais e coletivas

Uma das práticas mais interessantes para motivar a equipe, mensurar resultados e fortalecer o desempenho é estabelecer metas individuais e coletivas, baseadas nas tarefas a serem executadas, nos prazos a serem cumpridos e nos objetivos que a equipe busca atingir em curto, médio e longo prazo.

As metas individuais podem ser baseadas no volume de tarefas a serem realizadas, em diminuir os índices de abstenção ou melhorar as taxas de conversão.

As metas coletivas, por sua vez, baseiam-se em tarefas e processos realizados por toda a equipe, como a organização dos projetos e a entrega antecipada de tarefas, dentre outros.

2. Treinamentos pessoais e profissionais

O aprendizado é um fator de motivação muito forte. Por isso, incentivar que os colaboradores realizem treinamentos, tanto de habilidades pessoais quanto profissionais, é uma forma de estimular o time e aumentar a sua produtividade.

Por meio do aprendizado e do fortalecimento de habilidades, é possível desenvolver novas competências, tornar os processos mais eficientes e distribuir as tarefas de forma mais inteligente, aumentando o desempenho.

3. Melhoria nos processos de comunicação

Falhas de comunicação são pontos de grande impacto na produtividade das equipes.

Para evitar que entendimentos errados, informações desencontradas e outros ruídos comunicacionais aconteçam, é interessante buscar melhorias nos processos de comunicação, seja adotando novos padrões, seja por meio do uso de ferramentas que permitam uma interlocução mais direta e objetiva.

4. Estabelecimento de ambiente agradável de trabalho

O desempenho em um ambiente confortável e agradável ao colaborador é muito maior do que em situações de estresse, já que é possível concentrar-se totalmente nas tarefas a serem realizadas.

Para isso, é possível utilizar estratégias como valorizar o ambiente de trabalho com cores mais aconchegantes, reforçar a importância da comunicação respeitosa e buscar atender as demandas que surgirem.

Como é possível perceber, o desenvolvimento de estratégias conjuntas e direcionadas à valorização da equipe, construção de novas lideranças, fortalecimento dos gestores e treinamentos direcionados aos colaboradores da equipe são ferramentas cruciais para aumentar a produtividade e conquistar melhores resultados.

Gostou das nossas dicas para aumentar a produtividade de seu time? Para não perder nenhum conteúdo, acompanhe-nos no Facebook e no Linkedin. Até a próxima!