Skip to main content

Saiba Como Organizar o Tempo na Empresa Para Produzir Mais

Quem trabalha com marketing digital sabe a dificuldade de ter que ter um foco para conseguir produzir mais e melhor.

Afinal, trabalhar com internet marketing significa que você precisa utilizar a internet e estar conectado às redes sociais e, algumas vezes, nos distraímos com algumas coisas que não são para aquele momento.

Por exemplo, você precisa entrar no Facebook para conferir algumas métricas ou fazer alguma tarefa rotineira e acaba se deparando com algum post do seu interesse. Poucas pessoas conseguem passar reto diante desse situação e ignorar o post.

Acredito que a maioria vai parar para ler/assistir, seja lá o que for, e só depois focar em fazer aquilo que realmente precisava fazer: conferir as métricas, por exemplo.

Não estou dizendo que, se você trabalha 8 horas por dia, você precisa ficar essas 8 horas totalmente concentrado naquilo que faz…sem poder respirar, beber água, ir ao banheiro e fazer aquela pausa pra ver vídeos de cachorrinhos fofos no Youtube (esse é o meu caso).

E não há dúvida de que as pausas são essenciais para aumentar a produtividade no trabalho. E bastam apenas alguns (breves) minutos para “recarregar baterias”. O que não faltam são estudos e artigos que falam sobre isto. Muitos deles dizem que o ideal seria fazer pausas de 15 minutos, para cada 90 minutos de trabalho.

Se você é contra as pausas no trabalho, veja 3 motivos pelos quais você deveria começar a levar isso a sério:

  1. ESTIMULAM A SUA CRIATIVIDADE

Uma pausa pode fazer a diferença entre o trabalho bem feito ou mal feito. Pense… quantas vezes você se viu bloqueado numa determinada tarefa ou projeto, perdido em busca de uma resposta, solução ou ideia brilhante? E pior, quantas vezes não ficou horas sem as encontrar? Muitas?!

Então, saiba que, talvez, se tivesse parado por alguns minutos, pudesse ter resolvido o problema mais rapidamente. Pois é, as pausas são essenciais para o ajudar a relaxar, descansar a sua mente e estimular a sua criatividade. É que, muitas vezes, essas respostas, soluções ou ideias, não aparecem devido ao cansaço.

  1. AJUDAM A DESCANSAR O CORPO E A MENTE

Trabalhar muito tempo sem parar não faz bem a ninguém. E estamos a falar do seu bem-estar físico e psicológico. É por isso que as pausas são tão importantes. Ao parar durante alguns minutos, você vai descansar o cérebro e o corpo (descansar os olhos, os braços, as pernas ou as costas, por exemplo). E assim, com apenas alguns minutos, pode combater problemas como o stress ou ansiedade, por exemplo. Lembre-se que um dos maiores problemas laborais que afetam os profissionais estão relacionados com o stress, que pode evitar se souber fazer uma pausa no momento certo.

  1. MELHORAM A SUA ATENÇÃO E CONCENTRAÇÃO

Se insistir em trabalhar por muito tempo seguido sem pausas, o mais provável é acabar por ter um mau desempenho, como resultado da distração e da falta de foco.

Só para ter uma ideia, alguns estudos indicam que a atenção de um adulto se mantém durante 15 a 40 minutos. Por isso faz sentido que ao fim de algum tempo, necessite de uma pausa para “reiniciar” a sua capacidade de atenção e, consequentemente, manter a sua concentração elevada. Vários estudos comprovam que sair da sua mesa e “esticar as pernas” é suficiente para ajudar o seu cérebro a manter bons níveis de concentração.

Mas, para realizar essas pausas, você precisa ser extremamente organizado em relação à sua rotina de trabalho e saber que cada pessoa funciona de um jeito.

Eu, por exemplo, tenho dificuldade de me concentrar após o almoço. Não posso simplesmente almoçar e correr para o computador e continuar as minhas atividades.

Conversando com amigos, percebi que isso é algo que acontece com muitos. Bate aquela preguicinha pós-almoço.

Portanto, faço um pequeno intervalo de 15 minutos, sem ser em frente ao computador. É um momento de relaxamento.

Depois disso volto 99% disposta para trabalhar, mas aquele 1%…

Brincadeiras a parte, pare para observar em quais momentos do seu trabalho você fica mais tendencioso a perder o foco.

Anote esses horários e comece a testar fazer pequenas pausas durante esses horários para ver se existe uma mudança.

Anote as suas tarefas diárias por prioridade. E veja aquelas 3 que são essenciais e não podem deixar de serem feitas naquele dia.

Para te ajudar a organizar, você pode recorrer a aplicativos/ferramentas que servem exatamente para isso.

Uma delas é o Trello que, particularmente, gosto muito.

trello

o Trello é bastante conhecido por ser uma ferramenta de gerenciamento de projetos em listas, extremamente versátil, que pode ser ajustada de acordo com as necessidades do usuário.

Você pode utilizá-lo para organizar as suas tarefas do trabalho, os seus planos de viagens, as prioridades de seus estudos, entre muitos outros assuntos.