Skip to main content

Programa de Coaching “MEDPassei” Cresce 20 Vezes com Método 8Ps

O coach profissional e fundador do “MEDPassei” Lucas Schust, que orienta estudantes para o vestibular de medicina no Brasil todo, viu o seu negócio crescer dez vezes, em dois momentos diferentes, após aplicar as estratégias de marketing digital formuladas por Conrado Adolpho. Saiba como.

POR: JANAÍNA QUITÉRIO | Repórter da Webliv

Lucas Schust estava no segundo ano da Faculdade de Ciências Médicas na Unicamp quando começou a dar dicas de como estudar melhor para o concorrido vestibular de medicina pelo seu canal do Youtube. Ele havia passado em Medicina em cinco universidades públicas brasileiras estudando durante nove meses, depois de ter trancado o curso de engenharia da computação na mesma universidade, e o feito chamou a atenção de um amigo: “Cara, você parou para pensar que você poderia ajudar diferentes estudantes que sonham em passar no vestibular de medicina? Montar um programa de coaching?”

Ser empreendedor era algo que o animava e, à medida que os feedbacks positivos com relação ao seu canal crescia, ele se motivava ainda mais a fazer disso um negócio. “Mas, na época, eu não tinha uma ideia clara do nicho no qual eu iria atuar, e comecei a pesquisar sobre isso na internet”, conta Schust.

Ao mesmo tempo em que cursava medicina em tempo integral, Schust começou a ter contato com o conteúdo sobre marketing digital de Conrado Adolpho, entre outras estratégias de empreendedorismo. Em 2016, quando, de fato, decidiu transformar os ensinamentos transmitidos em um programa profissional de coaching, ele procurou diferentes formações no Brasil e no exterior, e a empresa começou a crescer. “Primeiramente, eu fazia coaching presencial, mas a minha agenda começou a lotar muito rápido, inclusive, com fila de espera de mais de seis meses”, começou a preocupar-se.

PRIMEIRA ESCALADA: PROGRAMA ON-LINE

Para dar conta de conseguir atender de três a quatro clientes por dia, com duração de até três horas cada sessão, a primeira providência de Schust foi trancar a Faculdade de Medicina, passando a se dedicar 100% ao seu novo negócio. “Era algo inacreditável para mim naquele momento, porque eu nunca pensei que seria o negócio da minha vida”, revela. Mas a pergunta que fazia a si mesmo era como atingir mais pessoas. “Eu fazia dez atendimentos e me perguntava: como posso atender 100? Como posso atender 200?”, questionava-se. O desafio estava lançado.

Foto: Divulgação

Diante da vontade de crescer, e aproveitando os conhecimentos já adquiridos em diferentes cursos, Lucas Schust lançou o seu primeiro produto digital, o “MEDPassei”, um programa on-line de coaching em grupo, mas que teve baixa adesão. “Eu cheguei a achar que o meu treinamento on-line não tinha dado certo, que eu poderia ter vendido mais”, lamenta. Se o seu canal do Youtube já tinha seis mil seguidores, como, então, apenas sete pessoas adquiriram?

Foi, então, que o empresário decidiu procurar o programa de mentoria do Conrado Adolpho por já conhecer o seu conteúdo gratuito distribuído na internet – decisão tomada por acreditar na qualidade do conteúdo elaborado: “Foi uma indicação de um aluno dele, e logo de cara eu me identifiquei muito com o que ele fazia. Eu vi que ele sabia do que estava falando, porque eu sou muito crítico. Eu analiso se o conteúdo é inédito ou se é uma réplica da internet. Mas percebi que o Conrado era um criador”, indica.

Apoiando-se no Método 8Ps – que, por meio de oito passos, ensina há 7 anos pequenos e médios empresários a aumentarem a venda de seus produtos -, Conrado Adolpho plantou sementes de mudanças no programa de Schust: “Na mentoria, eu me dei conta de que a minha dificuldade de crescer não era porque eu não tinha clientes. Eu tinha. Também não era porque eu não tinha potencial, tampouco porque eu não tinha presença digital: eu já tinha tudo isso”, conta.

O que acontecia, então? Lucas Schust analisa que ele ainda tinha muita insegurança com relação a si mesmo, e Conrado Adolpho o ajudou a mudar o seu mindset: “Ele disse que eu tinha um programa matador que resolvia uma dor absurda dos vestibulandos de medicina. Uma dor misturada com o sonho de passar no vestibular”, descreve. Aplicando as orientações baseadas nos 8Ps, Schust focou 100% no seu produto e aprendeu com os diferentes lançamentos, fazendo pequenos ajustes durante todo o ano de 2017. Como resultado, ele conseguiu um aumento de dez vezes tanto no faturamento quanto no número de alunos. De dez, ele passou a ajudar 100 vestibulandos nos seus estudos e, hoje, como resultado de seu trabalho, já são mais de 34 aprovações em medicina no Brasil todo.

SEGUNDA ESCALADA: O CÉU É O LIMITE

Não faz um ano que Lucas Schust entrou para o mastermind do Conrado Adolpho, grupo que ele mantém, desde 2014, para que empresários de sucesso se ajudem mutuamente com vistas a alcançar patamares ainda maiores. “A cada 1 ou 2 anos, eu abro vagas para o meu grupo de mastermind, que, inclusive, poucos sabem que tenho. O meu grupo se chama Wemind e tem grandes nomes do mercado digital que se encontram três vezes por ano para discutir os maiores desafios de seus respectivos negócios”, Conrado Adolpho elabora em carta aos interessados.

Mas, para entrar no seleto grupo, não foi uma decisão fácil para Schust: “Caramba, é um investimento alto de ser feito, mas alguma coisa me falava que aquilo era o que eu precisava para virar mais uma chave. E deu super certo. A gente teve dois encontros até agora, e apenas com o primeiro encontro, meu Deus, é incrível o tanto que expandiu a minha mentalidade, a visão que eu tenho do meu negócio! Mais uma vez eu consegui multiplicar por mais de dez vezes o tamanho do negócio, e isso em apenas seis meses”, revela. Agora, já são 200 vestibulandos orientados por Schust.

E quais são os planos para o futuro? “Falando do longo prazo, o que eu venho construindo é, por um lado, me desenvolver no programa de trainers do método 8Ps e, por outro, começar a ampliar a ajuda não apenas aos vestibulandos, mas aos estudantes de medicina, que será o médico do futuro”, enxerga à frente. Os novos desafios, então, atualizam as perguntas: “Como a gente acompanha esse estudante durante toda a vida? Como a gente realmente forma um médico de qualidade, de sucesso, um médico que realmente tenha dignidade em tudo o que faz? Essa é a nossa missão ampliada”, conclui.

Você pode estar se perguntando se é fácil chegar a esse resultado, e é o próprio Lucas Schust quem responde: “A vida do empresário é uma verdadeira montanha-russa. Para mim, umas das dificuldades no início era o excesso de informação, que eu não sabia como aplicar. Se você pegar aquele livro de 900 páginas (“Os 8Ps do marketing digital: o guia estratégico do marketing digital”, de Conrado Adolpho), já assusta. Aos poucos fui pegando confiança e crescendo”, analisa.

Com a escalada do seu negócio, Lucas Schust planeja, agora, concluir o curso de medicina e aproveitar o tempo mais livre: “O conteúdo do Conrado me ajudou a estruturar o meu negócio digital, porque, antes, eu nem sabia que se podia ter um produto que fica rodando na internet 100% do tempo, gerando renda dessa forma. Agora que tenho tempo mais livre, estou conseguindo voltar a ter vida pessoal, a pensar em ter namorada, até mesmo sair à noite”, felicita-se.

O QUE MUDOU DEPOIS DA IMERSÃO 8Ps:

● NÚMERO DE CLIENTES E FATURAMENTO CRESCE DEZ VEZES, EM DOIS MOMENTOS DIFERENTES: ESCALADA DE 20 VEZES!
34 APROVAÇÕES EM VESTIBULARES DE MEDICINA NO BRASIL TODO
● DIVERSIFICAÇÃO DE PRODUTOS
● TEMPO LIVRE