Skip to main content
blog_8ps_thumb_2007---atrair-ou-reter-um-cliente_900x500_01

Atrair Ou Reter Um Cliente? O Que Sai Mais Em Conta Para a Sua Empresa?

cta_8ps_livro_cta_pequeno_shortcode_01

Você já parou para pensar o que sai mais em conta para a sua empresa? Atrair um novo cliente, ou continuar investindo nos que já tem?

É comum muitas pessoas que possuem um negócio de assinatura, terem o pensamento que conseguir um novo cliente é muito mais em conta do que manter um cliente atual.

Se você pensa assim, saiba que esse pensamento é errado, e eu já vou te explicar o porque.

Conseguir um novo consumidor pode lhe custar 4,5 ou até mesmo 10 vezes mais do que manter um cliente que você já tem.

Isso ocorre porque uma pessoa que já comprou de você, conhece a sua marca, conhece você e a sua empresa, ou seja, o cliente atual já absorveu a “carga de convencimento” necessário para comprar da sua pequena empresa.

Já o cliente novo precisa passar por todo processo para conhecer você e sua empresa, reconhecer e aceitar que você é a melhor opção para resolver o problema que ele possui.

Sem contar que ele precisa se convencer que o produto/serviço entregue possui um valor maior do que o preço cobrado.

Ou seja, a venda para um cliente atual é mais fácil, e também existe a possibilidade dele te recomendar para outras pessoas.

Além disso, a fidelização de um cliente lhe permite “monitorar” e acompanhar o comportamento dessa pessoa, dessa forma, você pode ter uma noção se o seu produto/serviço é de qualidade, ter ideias de melhoria a partir da opinião daquele cliente.

Para ficar de olho nos cancelamentos, eu aconselho que você calcule o índice de cancelamento (churn rate) do seu produto, ou seja, a taxa de saída.

Como calcular o Churn?

O churn rate é feito com base na divisão do número de clientes que deixaram a sua base em determinado período pelo número total de clientes da empresa para o mesmo período.

Sendo assim, se em um ano 10 clientes deixaram de pagar por seus serviços e sua base é de 300 clientes, você terá: 10/300 = 0,03. Para saber a porcentagem, multiplique esse valor por 100 e sua taxa será de 3,3%.

Percebeu a importância de controlar o Churn da sua base de assinantes?

Separei 3 dicas para que podem te ajudar a reter os seus clientes:

Faça conteúdo relevante para o seus clientes

Dedique-se a entregar conteúdo de qualidade para a sua audiência, algo que realmente vá ajudá-lo com algum problema.

Relacionamento pós-venda

Ninguém gosta de comprar um produto e não ter alguém que vá atendê-lo, que vá ajudá-lo caso haja alguma dúvida, principalmente se isso se tratar de internet.

Imagine que você adquiriu um curso online e teve uma dúvida em determinado módulo. Você manda uma mensagem para o dono/produtor do produto e não obtém resposta. Isso é no mínimo frustrante.

Portanto, ter um suporte eficiente pode ser um diferencial para o seu negócio.

Pesquisa de satisfação

Com o mercado competitivo de hoje, é muito fácil para um cliente insatisfeito dar as costas para você e bater na porta do seu competidor.

Portando, interagir com o cliente e fazer pesquisas relacionadas ao produto são muito importantes. É nesse ponto que os clientes vão dar um feedback e mostrar a sua satisfação.

Portanto, faça pesquisa de tempos em tempos, mas cuidado para não ser algo frequente, afinal, ninguém gosta de ficar respondendo a pesquisas o tempo todo, não é mesmo?

O meio mais fácil para se obter respostas ao seus questionamentos é a pesquisa de satisfação online.

E você está preocupado com gastos, saiba que você pode fazer um questionário utilizando o Drive do Google, ou seja, pode fazer isso gratuitamente!

Basta clicar em Novo, em seguida em Mais (onde tem uma flechinha), e vai aparecer a opção de Formulário. Clicando na opção de formulário você pode fazer a pesquisa de satisfação. 🙂

Caso você tenha um feedback negativo, não desanime! Aproveite a oportunidade para para identificar os pontos de melhoria que podem ser feitos para o seu negócio.

cta_8ps_livro_cta_grande_shortcode_01

  • Ivanio Dickmann

    Muito bom este post… sempre tenho tentando convencer minha equipe de que manter custa menos que consquistar novos clientes. A tabela é uma ideia sensacional… vou buscar uma pra implantar. Gratidão!

    • Isabela

      Ivanio,

      Infelizmente esse é o pensamento de muitas pessoas que trabalham em empresas! A tabela é uma ideia para organizar os dados.

      Abraços,
      Isabela Lino