Skip to main content

Por que investir em marketing digital? Conheça 5 motivos para isso

Com mais de quatro bilhões de pessoas conectadas à internet em todo o mundo e, no Brasil, mais de 120 milhões com acesso à rede de computadores, explorar o mercado online é importante para obter bons resultados em sua empresa. Você já se perguntou por que investir em marketing digital é uma boa tática?

Usar estratégias de marketing na web é cada vez mais imprescindível para garantir que seu empreendimento tenha um bom desempenho. Com o aumento da concorrência, a atenção de seu público-alvo na internet se torna mais disputada a cada dia e, para que você não perca seus clientes, é importante se posicionar nesse ambiente.

Para ajudá-lo a entender quais são os motivos para se investir em marketing digital, explicaremos as vantagens deste tipo de estratégia e como ele pode impactar seu negócio. Continue a leitura e confira!

Entenda por que investir em marketing digital é uma boa tática

Certamente você já ouviu alguém dizer que a decisão de compra é tomada cada vez mais no meio digital. Isso decorre da facilidade de acesso a opiniões, resenhas e outros detalhes a respeito de produtos ou serviços por meio da internet, simplificando a escolha e diminuindo a ocorrência de aquisições sem embasamento.

Se antes os vendedores é que detinham o conhecimento sobre os produtos, hoje é comum que o consumidor já chegue à loja sabendo todos os detalhes do item que deseja comprar ou do serviço que quer adquirir.

E, neste momento do mercado, é importante que o cliente compreenda por que deve comprar seu produto (e não o do concorrente). Além disso, por meio do marketing digital, você torna sua empresa mais relevante junto ao público e ganha maior destaque, aumentando as chances de conquistar novas vendas.

Conheça 5 motivos para investir na área

Agora que você já entendeu por que investir em marketing digital é interessante para a companhia, é importante conhecer alguns dos motivos pelos quais seu negócio precisa desse tipo de estratégia.

Além de aumentar a visibilidade e garantir que novas vendas sejam conquistadas, existem muitas outras razões para apostar no marketing online. Listamos 5 motivos que devem levar você a estruturar uma estratégia de comunicação digital em seu empreendimento. Acompanhe!

1. Faz com que seu negócio seja encontrado mais facilmente

Como já dissemos, o mercado está cada vez mais concorrido. Isso porque é muito comum que várias empresas atuem em segmentos semelhantes e, até mesmo, em um mesmo local, bairro ou cidade. Portanto, é fundamental que sua companhia possa ser encontrada de forma fácil e eficiente, garantindo as chances de venda do negócio.

Além disso, ao utilizar estratégias de marketing digital para ganhar visibilidade no mercado, você terá um aumento da autoridade de sua empresa, sendo que o público passará a confiar mais nos produtos ou serviços oferecidos.

Um grande exemplo de presença digital baseada em marketing é a Apple, que usa a comunicação online para conquistar ainda mais visibilidade para seus produtos. Isso porque, ainda que indiretamente, todos os lançamentos da marca — ou mesmo as notícias sobre seus aparelhos — ganham destaque rapidamente na internet.

2. Permite segmentar e atingir o público-alvo de forma eficiente

Outra vantagem de uma estratégia de marketing digital é poder segmentar o público-alvo, de forma a potencializar a qualidade e a eficiência da comunicação. Ou seja: você pode desenvolver estratégias de abordagem de acordo com:

  • o público desejado;
  • os hábitos de consumo;
  • os anseios;
  • o poder aquisitivo;
  • a localização, dentre outros fatores.

No marketing digital, diferentemente das estratégias tradicionais, é possível direcionar sua mensagem considerando o segmento escolhido. Isso permite que você seja mais direto e eficiente na argumentação de venda, na negociação e, até mesmo, no pós-venda, já que terá dados concretos a respeito do cliente.

3. Possibilita analisar os resultados das ações com base em dados reais

Falando em dados concretos, o marketing digital permite analisar os resultados das ações por meio de métricas e informações precisas — o que geralmente não acontece em uma estratégia tradicional.

Por utilizar ferramentas que oferecem dados exatos, como número de leituras, visualizações, aberturas de e-mail e cliques, dentre outros, é possível avaliar o alcance das campanhas e identificar quais trazem os melhores resultados.

Além de detectar quais as estratégias de marketing que oferecem resultados mais interessantes, você pode visualizar aquelas que apresentam problemas ou precisam de mudanças.

4. Apresenta custos mais baixos do que as ferramentas de marketing tradicional

Outro motivo para utilizar o marketing digital em sua empresa envolve os valores de investimento nesse tipo de estratégia. Por contar com diversos métodos para desenvolver a comunicação online, esse tipo de trabalho permite que você opte por soluções mais baratas, que exigem investimentos menores do que as mídias tradicionais.

Além disso, há recursos, como as redes sociais, que podem ser ativados dentro de uma estratégia digital inicialmente de forma gratuita. Mas, mesmo assim, tais canais possibilitam visibilidade para a marca, atraem clientes e geram novos negócios.

5. Aumenta a autoridade e a visibilidade de sua empresa na internet e fora dela

Também é válido lembrar que o marketing digital não serve apenas para tornar uma marca mais conhecida na internet. Trata-se também de uma ótima ferramenta de divulgação para empresas que atuam fora dela ou mesmo para negócios totalmente off-line, como lojas de varejo, supermercados, dentre outros.

Como você já percebeu, investir em marketing digital é uma opção muito interessante para sua empresa. Além de aumentar os resultados de seu negócio e torná-lo mais reconhecido, é possível conquistar um novo público, ampliar a área de atuação e, ainda, trabalhar na fidelização dos clientes no pós-venda.

Além disso, com o plano tático certo para seu marketing online, você pode desenvolver a autoridade de sua marca e ganhar visibilidade junto às personas que deseja atingir. E, como vimos, o investimento nesse tipo de divulgação pode ser bem menor do que em estratégias de mídia tradicionais.

E então? Viu só por que investir em marketing digital é imprescindível hoje em dia? Se este conteúdo foi útil para você, entenda também qual o poder do marketing de conteúdo para seu negócio!