Skip to main content
blog_8ps_thumb_2030_O-maior-erros-que-empresas-cometem-nas-redes-sociais_900x500_01

O Maior Erro Que Empresas Cometem Nas Redes Sociais

cta_8ps_livro_cta_pequeno_shortcode_01

Independente do porte da empresa, é importante que ela esteja presente nas redes sociais.

Se para empresas grandes ter perfis em redes sociais é sinônimo de expansão do negócio, para as pequenas isso fica ainda mais evidente.

Usar a Internet para divulgar um empreendimento e dialogar com o público é uma opção mais barata, fácil de usar, que agiliza o contato com os clientes e que de quebra ainda otimiza o tempo.

Já existem diversas pesquisas que mostram que os brasileiros usam muito as redes sociais via celular, o que faz com que nós estejamos conectados ao ambiente social via smartphones em todo mundo.

81,5 milhões de brasileiros com mais de 10 anos de idade acessam a internet via celular. Segundo pesquisa divulgada pelo Comitê Gestor da Internet no Brasil (CGI.br).

O número representa 47% dessa parcela da população, de acordo com as entrevistas feitas em 19,2 mil domicílios entre outubro de 2014 e março de 2015. Na edição anterior da pesquisa TIC Domicílios, com referência a 2013, o percentual de usuários da rede por telefone móvel era de 31% e em 2011, de 15%.

O celular é o segundo aparelho mais presente nos lares brasileiros, estando em 92% deles. Perde apenas para os televisores, que estão em 98% dos domicílios.

Hoje sabemos que quando alguém quer fazer um elogio, crítica ou obter informação sobre alguma marca, elas recorrem as redes sociais.

Com as redes sociais existe a possbilidade de aproximar as empresas do público, basta que a empresa enxerguem essa oportunidade.

Mas muitas empresas pensam que basta estar ali nas redes sociais que já está tudo garantido, será mesmo?

Um dos maiores erros que muitas empresas cometem, na minha opinião, é não engajar o seu público.

O que eu quero dizer com isso, é que elas criam uma página de fãs, fazem as publicações diárias, mas quando um fã comenta, ela simplesmente ignora, ou seja, deixa de interagir e engajar a sua página.

Responder aos comentários também faz parte do engajamento das redes sociais, e é tão importante quanto as postagens.

Quando uma pessoa comenta nas redes sociais da sua empresa, ela espera obter uma resposta, mesmo que não seja um dúvida, pode ser um elogio, ou um comentário demonstrando insatisfação, enfim, o que ela quer é uma posição da empresa.

Quando essa resposta demora a vir ou ela simplesmente não acontece, a pessoa tende a não comentar outra vez.

E isso é péssimo para empresa, pois além de ficar parecendo que não dão o mínimo de suporte para o cliente, o algoritmo do Facebook tende a entender que a pessoa não tem tanto interesse naquela página em relação as outras.

Isso quer dizer que as suas publicações vão aparecer cada vez menos no feed daquele usuário.

Você vai passar a ser uma página irrelevante para aquela pessoa.

Mas cuidar para que isso não aconteça cabe a você.

Separei uma página que eu acho que é ótima no quesito de engajar fãs através de postagens e comentários.

mc donalds 2

Nessa imagem, podemos ver que o McDonald’s respondeu tanto a dúvidas quanto a comentários aleatórios.

Eles poderiam se ater a responder apenas a dúvidas, mas ficam de prontidão a responder todas.

mc donalds

Nessa segunda imagem, algumas pessoas marcam seus amigos convidando-os para tomar um sorvete que é novidade no restaurante.

O McDonald’s poderia apenas curtir os comentários, mas ousou e entrou no meio da interação!

E você? Costuma responder os comentários das suas redes sociais ou larga os seus fãs no vácuo? Pense nisso!

Até a próxima!

Quer saber mais sobre Marketing Digital? Conheça o 8ps.com, a sua escola de negócios. Lá você vai encontrar diversos cursos, palestras e minicursos para te ajudar a criar ou alavancar o seu negócio.

cta_8ps_livro_cta_grande_shortcode_01