Skip to main content
livros para empreendedores

Livros para empreendedores: 5 exemplos que você deve ler

Manter-se atualizado é fundamental para que o empreendedor possa desenvolver seus projetos e alcançar o sucesso profissional.

Afinal, com o desenvolvimento do mercado, o surgimento de concorrentes e a criação de novas ferramentas e estratégias, é necessário buscar informações e conhecimento para manter-se relevante e competitivo.

Para isso, uma das ferramentas mais eficientes e úteis para o desenvolvimento profissional e a aquisição de novos conhecimentos está nos livros para empreendedores.

São obras elaboradas com foco no desenvolvimento de capacidades necessárias para o empreendedorismo, como liderança, planejamento estratégico, pensamento crítico, dentre outros.

Explicamos agora a importância da leitura para o desenvolvimento do empreendedor e listamos 5 exemplos de livros para empreendedores que você deve ler para se tornar um profissional de sucesso. Confira!

A importância da leitura para o empreendedor

O hábito da leitura é considerado fundamental para o desenvolvimento pessoal e profissional e, para o empreendedor, esse é ainda mais importante, já que traz conhecimentos, técnicas e processos que podem aumentar seus resultados, reduzir custos e oferecer soluções para problemas do dia a dia da empresa.

Os livros de gestão, marketing, vendas, dentre outros, que têm seu foco no mercado empresarial, são fontes de conhecimento para o empreendedor e permitem compreender melhor os passos e decisões de grandes autores e empreendedores.

Além disso, ao praticar o hábito de ler livros para empreendedores, também se aprende como executar tarefas e processos de forma mais eficiente e a evitar os erros cometidos por falta de informação e de conhecimento, garantindo resultados melhores.

Os 5 livros para empreendedores que você deve ler

Para auxiliá-lo na jornada empreendedora e oferecer conteúdos que enriquecerão seu conhecimento pessoal e profissional, listamos 5 livros para empreendedores, que trazem conhecimentos importantes e que agregarão valor para seu desenvolvimento nos negócios e também na vida como um todo.

Confira abaixo um resumo das nossas sugestões!

1. O Poder do Hábito (Charles Duhigg)

O livro O Poder do Hábito, de Charles Duhigg, tem como principal ideia demonstrar o quanto os hábitos são importantes para a execução das tarefas e processos no dia a dia e como muitas de nossas ações, que julgamos conscientes, são reflexos de hábitos adquiridos e que estamos condicionados a executar.

Desenvolvendo a ideia de que somos capazes de executar tarefas mais facilmente e com melhor desempenho ao transformar as ações em hábitos e que é possível trocar hábitos “ruins” por hábitos “saudáveis”, Duhigg demonstra que os processos de trabalho e, até mesmo, as tarefas pessoais do dia a dia podem ser executados com mais qualidade e de forma mais satisfatória quando alteramos os processos que levam até elas.

Para o empreendedor que deseja desenvolver processos mais eficientes ou mesmo eliminar hábitos negativos e que estão atrapalhando seu desenvolvimento profissional, o livro é um excelente ponto de partida e permite entender o impacto dos hábitos em nossas vidas.

2. Estratégia do Oceano Azul (W. Chan Kim e Renée Mauborgne)

Famoso principalmente no mercado de startups, o livro Estratégia do Oceano Azul, de W. Chan Kim e Renée Mauborgne, traz os conceitos de oceano vermelho e oceano azul e explica como as empresas podem se posicionar de forma a explorar mercados com menor competição.

Por “oceano vermelho”, os autores tratam dos mercados já existentes, em que o empreendedor disputa a atenção do cliente com empresas concorrentes que já existem, sendo que os empreendedores que trabalham no oceano vermelho estão focados nos concorrentes, muitas vezes, deixando a inovação de lado.

o “oceano azul” é definido como o processo de criação de novos mercados, em espaços ainda inexplorados pela concorrência, em que a inovação é um dos fatores de maior importância para o sucesso. No oceano azul, as empresas não estão focadas em seus concorrentes, já que são pioneiras, seja em seu mercado, seja no formato de atuação, seja, até mesmo, no foco de marketing de suas organizações.

3. Como Fazer Amigos e Influenciar Pessoas (Dale Carnegie)

Um dos maiores clássicos da literatura empresarial a nível mundial e uma das pioneiras no conteúdo desenvolvido para potencializar os resultados dos empreendedores, mas que também traz impacto direto nas relações pessoais, a obra Como Fazer Amigos e Influenciar Pessoas, de Dale Carnegie, é uma das mais vendidas no mundo, sendo considerada por muitos a Bíblia do empreendedorismo.

No livro, Carnegie aponta que as pessoas tendem a prestar mais atenção naqueles que prestam atenção nelas, trata da importância de decorar o nome de seus interlocutores e utilizá-los para a criação de rapport, fala do desenvolvimento do respeito pela opinião alheia, da receptividade de conceitos e ideias distintos e da importância da cordialidade nas relações humanas.

4. A Startup Enxuta (Eric Ries)

Uma das obras mais referenciadas para aqueles que estão planejando estabelecer seus negócios ou desenvolver projetos de empreendedorismo, A Startup Enxuta, de Eric Ries, trata da importância de desenvolver uma cultura de aprendizado nos processos de qualquer empresa, sendo ela do ramo de tecnologia ou não, para evitar desperdícios e aumentar os resultados.

Por meio de conceitos, como o MVP (Mínimo Produto Viável, em português), Ries aponta a necessidade de validar a ideia de negócio, sua viabilidade perante o mercado e também entender a demanda dos clientes, para evitar gastos desnecessários e mesmo definir se o projeto deve ser mantido ou se é melhor buscar outras possibilidades e caminhos.

5. De Zero a Um (Peter Thiel)

Assim como no conceito do oceano azul, a obra De Zero a Um, de Peter Thiel, apresenta-nos a necessidade de buscar se diferenciar da concorrência pela inovação, adotando estratégias que tornem a empresa única em sua atuação.

Isso significa que o empresário passará a adotar uma metodologia de progresso vertical, em que é criado algo novo e inovador, diferentemente da metodologia de progresso horizontal, em que são desenvolvidos produtos e serviços melhores, mas baseados naqueles já existentes.

Os 5 livros para empreendedores que listamos acima são materiais que permitem ao indivíduo desenvolver capacidades e estratégias para atingir o sucesso em seu projeto.

Além de trazerem lições de liderança, empreendedorismo, planejamento estratégico e desenvolvimento profissional, são obras que permitem adquirir conhecimentos fundamentais para sua empreitada.

E você, já leu algum deles ou tem alguma sugestão de livro que o empreendedor deve conhecer? Deixe seu comentário abaixo!