Skip to main content

Entenda a importância das redes sociais para negócios

Não é difícil perceber a importância das redes sociais para negócios. Basta olhar ao redor e observar os hábitos daqueles que nos rodeiam para compreender que nos conectamos, a todo instante, com as mais diversas marcas, produtos e serviços! 

É o que acontece, por exemplo, quando consultamos as avaliações de uma página do Facebook para descobrir se uma empresa é de confiança ou não. Ou, até mesmo, quando marcamos um amigo na foto do Instagram daquele digital influencer que foi contratado para divulgar determinado produto ou serviço.

Apesar dessa realidade, não é raro encontrar empresários e empreendedores que ainda suspeitam da eficácia das redes sociais e acumulam uma série de dúvidas sobre o assunto, não é mesmo? Por isso, se você faz parte desse time ou, simplesmente, quer entender mais sobre o assunto, continue a leitura e confira por que as redes sociais para negócios são tão importantes!

Afinal, qual a importância das redes sociais?

Segundo o Social Media Trends 2018, 94,4% das empresas brasileiras estão em alguma rede social. E isso, é claro, não é à toa. O que não faltam são motivos que justificam e reforçam a importância das redes sociais. Confira cinco deles:

1. Praticidade

Uma das principais vantagens das redes sociais é a praticidade. Ao contrário do que acontece com ações off-line e até mesmo com a criação de um site, tarefas que exigem um pouco mais de tempo e dinheiro investidos, as redes sociais são extremamente práticas e acessíveis. 

Em poucos minutos, é possível criar um perfil para sua empresa nas principais plataformas de redes sociais disponíveis na internet, como o Facebook e o Instagram. Tudo de que você irá precisar é uma boa conexão com a internet, uma imagem para o perfil, um texto persuasivo e, é claro, uma estratégia consistente!

2. Excelente relação de custo x benefício

Outra grande vantagem das redes sociais para negócios diz respeito à relação de custo x benefício. Ao contrário do que acontece com as mídias tradicionais, as redes sociais surgem como alternativas muito mais baratas para os anúncios pagos.

Uma vez criado o perfil de sua marca, é possível elaborar anúncios dos mais diversos formatos e com os mais diversos orçamentos. Definitivamente, as opções se adaptam a todos os bolsos e, quando bem pensadas, podem trazer resultados excelentes!

3. Visibilidade para sua marca

Segundo um estudo realizado pela TNS Research International, 9 a cada 10 brasileiros pesquisam na internet antes de comprar algum produto. Sabe o que isso significa? Simples: se sua marca não está na internet, você está perdendo dinheiro!

Embora muitos não percebam, a verdade é que as redes sociais são excelentes vitrines para produtos e serviços dos mais diversos segmentos!

Além de transmitir credibilidade, ter um perfil bem gerenciado em uma rede social pode ser uma excelente oportunidade de divulgar seu trabalho, reforçar a essência de sua marca e fazer com que mais clientes conheçam seus diferenciais.

Outra grande vantagem das redes sociais é a alta capacidade de segmentação. Ou seja: em um anúncio pago, é possível definir exatamente qual tipo de público-alvo terá acesso a sua mensagem, garantindo, assim, uma comunicação muito mais focada e eficaz.

4. Maior engajamento com o público

O engajamento é outro fator que demonstra a importância das redes sociais para negócios. Hoje, interagir com o cliente e fazer com que ele se sinta querido é essencial para o sucesso de qualquer negócio. 

Felizmente, as mídias sociais tornaram tudo isso muito mais fácil. Por meio de recursos como o envio de mensagens privadas, respostas às publicações e comentários, é possível ouvir seu cliente e, mais do que isso, torná-lo parte da estratégia do negócio, 

5. Aumento nas vendas

Quando o assunto é importância das redes sociais para negócios, não podemos esquecer de uma das principais vantagens proporcionadas pela inserção digital: o aumento das vendas!

Sim! Mídias como o Instagram e o Facebook são excelentes ferramentas para exibir produtos e gerar novos negócios! Inúmeras são as marcas que publicam e vendem itens sem sequer utilizar uma plataforma e-commerce de suporte. 

Como se destacar da concorrência?

Agora que você já entendeu a importância das redes sociais para negócios, é bem provável que esteja se perguntando como fazer para se destacar da concorrência, certo? Pois é… Em meio a um mercado saturado, ficar de olho nas tendências e saber como se destacar são aspectos fundamentais!

A primeira dica para conquistar seu espaço é entender verdadeiramente seu público. Como ele se comporta? Do que ele gosta? Como sua marca o ajuda a resolver um problema? Antes de publicar qualquer conteúdo, lembre-se de cada uma dessas perguntas e responda para si mesmo por que aquele conteúdo é relevante para seus seguidores. 

Outra dica de ouro para se destacar da concorrência nas redes sociais é usar sua audiência para gerar conteúdos relevantes. Por que não transformar aquelas perguntas que você sempre recebe por inbox em publicações capazes de resolver as dúvidas de seus clientes?

Ou, ainda, por que não pedir aos clientes mais fiéis que explorem os produtos ou serviços da empresa e mostrem aqueles que mais os agradaram por meio dos stories? Além de produzir um conteúdo autêntico, você estará fazendo com que seu consumidor se sinta muito mais valorizado!

Por fim, também vale a pena ficar de olho em datas comemorativas e oportunidades pontuais, como lançamentos de filmes, competições importantes e, até mesmo, novelas. Acredite: aproveitar-se dos momentos que fazem parte do cotidiano das pessoas é uma excelente forma de gerar conteúdo relevante e engajador! 

Quais métricas devem ser observadas?

Mas, calma! Apenas criar uma rede social para seu negócio não basta. Para realmente saber se sua estratégia está funcionando, é preciso mensurar o desempenho de suas campanhas e ficar de olho nas principais métricas de marketing digital!

Por isso, monitore constantemente a quantidade de curtidas ou likes de suas publicações e, sobretudo, a quantidade e a qualidade dos comentários recebidos. 

Não se prenda, tão somente, ao número de curtidores ou de seguidores! Muito mais importante do que a quantidade de pessoas que curtiram sua página é a qualidade das interações geradas. 

E lembre-se: todas as ações devem estar alinhadas a uma estratégia de negócio que transcende às publicações nas redes sociais!

Quer saber mais sobre redes sociais para negócios? Então, não deixe de conferir nosso artigo sobre como monitorar o desempenho de suas campanhas no Facebook! Certamente, nossas dicas vão ajudar você e sua empresa a atingirem resultados ainda melhores.