Skip to main content
empresários de sucesso

Conheça 5 empresários de sucesso para se inspirar

Trabalhar de segunda a segunda em prol do próprio negócio não é fácil. São tantos os desafios em meio à dura rotina de quem empreende que, muitas vezes, precisamos recorrer às histórias de empresários de sucesso para manter a nossa motivação!

Seja para aprender um pouco mais com a experiência alheia, seja para se inspirar, confira neste post a história de 5 empresários brasileiros que podem ser considerados verdadeiros sinônimos de sucesso!

Boa leitura!

Conheça 5 empresários de sucesso e inspire-se

1. Carlos Wizard

A ligação de Carlos Wizard com o universo empreendedor é antiga e vem de berço. Sob a influência do seu pai, um comerciante nato, o rapaz começou a trabalhar desde muito cedo, ainda na adolescência.

Foi apenas em 1978, porém, que Carlos começou a se tornar um empresário de sucesso. Após avaliar o mercado e diagnosticar um crescente interesse pela língua inglesa, o empresário decidiu investir em uma escola de idiomas diferenciada, cuja metodologia fosse capaz de ajudar brasileiros a dominar o idioma no menor tempo possível.

Aos poucos, o método ganhou popularidade e os alunos começaram a se multiplicar. Sempre visionário, o empresário aproveitou o crescimento do negócio para expandir a marca e conquistar novos mercados por meio do franchising.

Anos depois, em 2013, a rede de escolas de idiomas que leva seu sobrenome foi vendida por R$ 2 bilhões, ganhando o título de maior transação brasileira no segmento de educação. Atualmente, Carlos integra a lista dos brasileiros milionários e atua em áreas como esporte, educação, alimentação e cosméticos.

2. Marcelo Óstia

Camisetas, artigos para cachorro, cursos para empreendedores e artigos esportivos são só alguns dos muitos segmentos de negócio em que Marcelo Óstia atua. No entanto, acredite, nem sempre foi assim. Aos 19 anos, o brasileiro perdeu o emprego e se viu em uma situação difícil.

Na esperança de conseguir algum dinheiro, o paulista começou a estampar camisetas e, posteriormente, a prestar serviços de gráfica rápida. Paulatinamente, a ideia foi se desenvolvendo e o empresário resolveu entrar de vez no segmento de camisetas personalizadas.

Com a ajuda do marketing e da internet, Marcelo começou a divulgar os seus produtos e a vendê-los online. A partir daí, a empresa se consolidou e cresceu assustadoramente. Hoje, o empresário de sucesso está a frente de uma rede com mais de 800 franquias online e um faturamento mensal que ultrapassa a marca dos R$ 100 mil.

3. Luiza Trajano

Não é a toa que a Luiza Trajano, a famosa Lu, faz tanto sucesso nas redes sociais. Além de ser um exemplo de empreendedorismo, a empresária é um verdadeiro case quando o assunto é marketing: desde a criação da loja, ainda na década de 50, Luiza sempre fez questão de interagir e valorizar o seu público.

Outro grande diferencial da empresa diz respeito à inovação e ao seu DNA digital. No fim da década de 90, a Magazine Luiza já havia computadorizado as suas lojas e efetuava vendas por meio de terminais multimídias sem que fosse necessária a presença do produto no estoque.

Pouco tempo depois, em 1999, a empresa consolidou o conceito de loja virtual e tornou-se o primeiro e-commerce varejista do mundo. Desde então, Luiza Trajano já esteve à frente das mais diversas inovações. A criação da Lu, a assistente virtual da marca, é um dos destaques.

4. Jorge Paulo Lemann

O carioca Jorge Paulo Lemann é outro grande exemplo de empresário de sucesso. O economista iniciou a sua trajetória empreendedora em 1971, quando comprou a corretora de valores Garantia.

Ao lado de seus sócios, Marcelo Telles e Beto Sucupira, Jorge esteve à frente de algumas das investidas mais bem-sucedidas do mercado brasileiro. Atualmente, aos 78 anos e após muitos anos de trabalho duro, Lemman figura entre os 30 mais ricos do mundo e é um dos grandes nomes por trás da cervejaria AmBev.

O empresário é conhecido, ainda, pelo importante papel desempenhado junto à Fundação Estudar, uma entidade extremamente preocupada com a educação e o fomento ao empreendedorismo jovem.

5. Zica Assis

Não é a toa que a ex-babá e faxineira Zica Assis figura entre os empresários mais bem-sucedidos do Brasil. Extremamente comunicativa e persistente, a carioca é a grande responsável pela fundação e pela expansão da maior rede especializada em cabelos crespos e cacheados do país.

Ainda na adolescência, Zica se viu obrigada a alisar os seus cabelos crespos para conseguir um emprego e, de imediato, identificou uma oportunidade de mercado: produtos e serviços apropriados àqueles que não queriam perder a originalidade dos seus cabelos.

Aos poucos, a ideia foi ganhando forma e fez surgir o Beleza Natural, um salão de nicho altamente focado na experiência do cliente.

Saiba como se tornar um empresário de sucesso

Se você leu com atenção, é bem provável que tenha percebido que os empresários de sucesso aqui citados têm algo em comum: todos eles, sem exceção, utilizaram-se do poder do marketing!

Seja para entender o mercado e minimizar as chances de erro, seja para definir as melhores estratégias de expansão, usar o marketing a favor da sua marca é sempre fundamental. Confira, a seguir, três dicas:

1. Entenda o mercado

Assim como fez Carlos Wizard ao diagnosticar uma demanda por cursos de inglês mais rápidos e eficientes, ficar de olho no mercado e compreendê-lo profundamente é fundamental.

Por isso, antes de começar a empreender, pesquise sobre o seu mercado e conheça o seu público-alvo.

Isso certamente ajudará você a minimizar os riscos e a potencializar as chances de se tornar um empresário de sucesso.

2. Divulgue os seus produtos e serviços

Definitivamente, divulgar o que a sua empresa faz é essencial para aumentar as suas vendas e crescer!

Assim, sempre que possível, fale sobre o seu produto ou serviço para os seus conhecidos e mostre-se capaz de atendê-los no que for preciso.

Seja por meio da internet, de eventos, do boca a boca ou até mesmo por meio de anúncios impressos, defina estratégias de divulgação eficazes e comprometa-se com o marketing do seu negócio!

3. Valorize o seu cliente

Acredite: não há nenhuma opinião mais importante do que a do seu cliente!

Por isso, saiba ouvi-lo e, mais do que isso, antecipar as suas necessidades. Assim como a Magazine Luiza, que identificou uma demanda e apostou no segmento virtual, é necessário estar atento às mudanças e valorizar o que o seu consumidor procura.

Gostou de conhecer um pouco mais sobre a trajetória desses empresários de sucesso? Então, siga as nossas páginas no Facebook e no LinkedIn para ter acesso a outros conteúdos exclusivos como este!