Skip to main content
cursos de marketing digital

Vale mesmo a pena fazer cursos de marketing digital?

Muitos empresários já têm levantado a questão acerca da necessidade de investir em cursos de marketing digital. Isso acontece porque, em um mundo cada vez mais online, ter presença ativa na internet pode fazer toda diferença na hora de alavancar as vendas.

Já parou para pensar quantos dos seus clientes estão nas redes sociais, usam a internet para comprar e para tirar dúvidas sobre produtos e serviços? Só pela resposta já dá para imaginar como existem muitas possibilidades.

Porém, será que vale mesmo a pena investir na qualificação profissional? É o que mostraremos neste artigo. Continue com a leitura para saber mais!

Quais as vantagens de se investir em cursos de marketing digital?

A principal dúvida relacionada aos cursos de marketing digital é a necessidade de investir no estudo, já que existem vários conteúdos disponíveis gratuitamente na internet. De fato, muitos desses materiais podem formar conhecimento, mas pagar por eles tem suas vantagens, como é mostrado a seguir.

Contar com conteúdo atualizado

Pesquisas no Google podem ajudar a encontrar muita coisa sobre o que você precisa, mas não existe garantia de que os conteúdos vão mesmo oferecer suporte e atender às suas necessidades.

Quando falamos de marketing digital, as mudanças ocorrem bem rápido. Sendo assim, fazer um curso especializado traz a segurança de que o aprendizado será mais atualizado, com embasamento em conteúdos modernos — e muito utilizados no mercado.

Ter o suporte de profissionais especializados

Outra vantagem de ingressar em cursos de marketing digital é a oportunidade de interagir com professores e equipes especializadas, que possuem um amplo conhecimento prático no assunto e são os mais capazes para sanar todas as suas dúvidas. Isso proporciona uma solidez e confiança que dificilmente se encontra nos conteúdos distribuídos gratuitamente na internet.

Aprender mais com cases de sucesso

Dentro dos cursos, com intuito de facilitar o aprendizado, são apresentados exemplos reais de projetos que foram desenvolvidos com sucesso. Isso possibilita ao aluno um maior entendimento sobre o modo de aplicar no ambiente de trabalho o que está sendo aprendido.

Por meio desses casos, é possível aprender todas as etapas do processo de aplicação, desde o planejamento, passando pela execução e o monitoramento dos resultados — além de contribuir para a identificação e entendimento sobre quais fatores ajudam a alcançar o sucesso.

Qual é o melhor momento para investir nessa qualificação?

Saber quando é a melhor hora para iniciar um curso também é a dúvida de muitas pessoas. No caso de empresários, alguns sinais podem ajudar a identificar o momento certo de apostar na qualificação. Entre os principais:

  • quando se quer aumentar a qualificação profissional;
  • quando existe a necessidade de se atualizar sobre o mercado;
  • quando se deseja alavancar as vendas.

Se você se encaixa em alguma dessas situações, está na hora de procurar cursos de marketing digital para ampliar seus conhecimentos. Entre as principais opções disponíveis no mercado, estão:

  • inbound marketing;
  • gestão de mídias sociais;
  • marketing de conteúdo;
  • marketing digital para empreendedores;
  • método 8Ps.

Vale a pena prestar atenção aos novos formatos de cursos oferecidos atualmente, voltados para pequenos e médios empresários, que contribuem para o crescimento desses tipos de negócios no mercado.

Como escolher o curso ideal?

Antes de escolher o curso ideal e de acordo com a sua necessidade, vale a pena realizar alguns questionamentos e identificar algumas questões.

Objetivos

Primeiramente, você tem que definir os motivos que o levam a querer ingressar no curso. Qual o objetivo de adquirir esses conhecimentos? Elevar o patamar do seu negócio? Crescer profissionalmente dentro da empresa? Ou apenas tem interesse no assunto e gostaria de se aprofundar?

É importante conhecer com clareza seus objetivos para explorar e extrair o conhecimento que mais vai se adequar às suas necessidades.

Nível de conhecimento na área

Para absorver todo o conteúdo de maneira eficiente, é de grande importância que o aluno não queime as etapas de aprendizagem. Portanto, opte pelo nível de conteúdo mais compatível com seus conhecimentos e evite frustrações. Não adianta entrar em um curso de nível avançado, se a sua experiência teórica ou prática no assunto é apenas básica.

Nível de experiência de quem está ensinando

Além de avaliar o próprio conhecimento, é de grande importância que você busque profissionais qualificados para transmitir os conteúdos. Para isso, pesquise cursos que tenham professores capacitados em sua equipe de ensino. Se possível, busque por referências desses profissionais, tanto com a própria instituição quanto com pessoas conhecidas ou que já tenham comprovado sua competência.

O que será ensinado

Não é só a equipe de ensino que deve ser observada. Uma grade curricular de qualidade é fundamental para um aprendizado eficiente. Procure cursos com material relevante e que agregue informações realmente úteis em seu processo de aprendizado.

Investimento necessário

Se você vai investir em cursos de marketing digital, deve saber antes se a escolha feita cabe no seu bolso. Confira as formas de pagamento disponíveis na empresa que está oferecendo o aprendizado e analise se elas se adequam ao seu orçamento. Optar pelo mais caro não é, necessariamente, a melhor escolha. Tente equilibrar o custo com o benefício para poder usufruir das vantagens oferecidas com mais eficiência.

Possibilidade de colocar o aprendizado em prática

A parte teórica é a base do aprendizado em qualquer curso, porém, ela deve ser aliada à prática para que tudo funcione de maneira correta. Não adianta saber a teoria, mas não ter capacidade de aplicar o que foi aprendido. Por isso, busque por cursos que explorem essa dinâmica de ensino e que consigam transmitir, de maneira eficaz, tanto a teoria quanto as experiências práticas.

Investir em cursos pode ser encarado como um gasto a mais, porém, deve-se pensar na relação custo-benefício desse tipo de investimento, considerando as vantagens que você e o seu negócio podem alcançar com a qualificação.

As vantagens de fazer cursos de marketing digital vão desde o retorno financeiro (com o aumento das vendas) até a melhoria no relacionamento com os clientes — que contribui para fidelizá-los e conquistar boas indicações.

O que achou deste post? Quer saber como atrair mais clientes e aumentar as suas vendas? Então, leia nosso artigo sobre o método 8Ps e descubra agora mesmo!