Skip to main content

As 8 Características Que Todo Empreendedor de Sucesso Precisa Ter

Você é um empreendedor? Será que você possui as 8 características de um empreendedor de sucesso, segundo ONU e SEBRAE?

Separamos as 8 características que um empreendedor precisa ter para obter sucesso. Será que você tem, pelo menos, alguma delas?

Confira!

1 –  Enxergar oportunidades e ter iniciativa

O empreendedor precisa ter a capacidade de antecipar os fatos e criar oportunidades de negócios com novos produtos e serviços. Ele também precisa ter o perfil de ter iniciativa, ou seja, ser pro-ativo, buscar possibilidades e soluções.

Como empresário ou produtor digital: quantos novos produtos ou serviços você já desenvolveu para atender novas necessidades dos seus clientes nos últimos anos?

Você está de olho nisso?

 2 – Persistência

Muitos empreendedores tendem a desistir na primeira dificuldade, mas é preciso persistir e enfrentar obstáculos para alcançar o sucesso. O empresário ou empreendedor digital nunca desiste diante de obstáculos.

Ele reavalia, insiste e muda seus planos para alcançar seus objetivos.

3 – Correr riscos calculados

Nesta situação o empreendedor assume desafios e responde por eles. O comportamento aqui é procurar e avaliar alternativas para tomar decisões, buscar reduzir as chances de erro, aceitar desafios moderados, com boas chances de sucesso.

Antes de lançar um produto, você faz a validação e testes do mesmo disponibilizando-o para alguns parceiros ou clientes? Você usa planilhas de controle ou relatórios financeiros para tomar decisões estratégicas do seu negócio?

4 – Autoconfiança

Confiar em suas próprias opiniões e transmitir confiança para sua equipe são comportamentos essenciais para quem almeja ter sucesso no mundo do empreendedorismo.

Para Ribeiro, discutir os dilemas com alguém em que você confia, é uma maneira de trabalhar a autoconfiança. O mentor pode ser, desde o investidor do negócio a um profissional experiente no mercado.

5 – Liderança

Mesmo um profissional, que tenha trabalhado durante muito tempo como subordinado, pode se tornar líder de sua empresa. “Empreendedor que fica mais preso no operacional, acaba deixando de se desenvolver. E isso acaba refletindo no negócio”, ressalta Leite.

“Ele pode ser muito bom tecnicamente, mas tem que ter noção de gestão”, afirma Saade. Entretanto, ele explica que, muitas vezes, é recomendável contratar alguém do que desenvolver a competência. Segundo Ribeiro, montar um time de sucesso é uma habilidade que nem todos os empresários possuem e que faz total diferença.

6 – Estabelecimento de metas

É preciso estabelecer objetivos que sejam claros para a empresa, tanto a longo como a curto prazo, e sempre ter uma data pré-definida para cada etapa de execução do planejamento.

Assim, o empreendedor: persegue objetivos desafiantes e importantes para si mesmo, tem clara visão a longo prazo e cria objetivos mensuráveis, com indicadores de resultado.

Estabeleça uma data limite para cada tarefa a ser realizada.

7 – Planejamento e monitoramento das tarefas

Ele desenvolve a organização de tarefas de maneira objetiva, com prazos definidos, a fim de que possa ter os resultados medidos e avaliados. O empreendedor com essa característica bem trabalhada enfrenta grandes desafios, age por etapas, sabe adequar rapidamente seus planos às mudanças e variáveis de mercado, acompanha os indicadores financeiros e os leva em consideração no momento de tomada de decisão.

 8 – Persuasão e rede de contatos

Este comportamento engloba o uso de estratégia para influenciar e persuadir pessoas e se relacionar com pessoas chave, que possam ajudar a atingir os objetivos do seu negócio.  Assim, o empreendedor cria estratégias para conseguir apoio para seus projetos, consegue apoio de pessoas chave para seus objetivos, desenvolve redes de contatos e constrói bons relacionamentos comerciais.