Skip to main content
blog_8ps_thumb_2036---A-estrutura-essencial-para-uma-carta-de-vendas-de-alta-conversão_900x500_01

A Estrutura Essencial Para Uma Carta De Vendas De Alta Conversão

cta_8ps_livro_cta_pequeno_shortcode_01

O que seria do seu produto se não fosse sua carta de vendas?

Será através dela que você vai mostrar para a sua persona que você tem a solução para o problema dela. Mas não basta apenas escrever a solução.

De forma direta, a carta de vendas é uma breve proposta de venda, por isso sua persona precisa saber que você está pensando nas necessidades dela.

Uma carta de vendas fraca ou mal feita, com certeza fará com que você perca um cliente e que se produto não tenha credibilidade.

Mas para que sua carta de vendas seja eficiente, existem algumas etapas que te ajudarão e direcionarão.

Para facilitar o seu texto e também para servir de template para suas próprias copys, vou explicar todos os passos e deixar uma sequência do que usar em cada passo.

Esse template é baseado em muitas referências de sucesso e poderá ser usado por você.

A Introdução pela Atração

Essa é a hora que você vai atrair a atenção do seu leitor, o momento que ele vai parar tudo o que está fazendo, para prestar atenção no que você tem a dizer.

foto-post-1

Para que isso aconteça, você precisa ter muito bem articulada uma grande promessa, completamente diferente do que pode ser encontrado em outras formas de mercado.A promessa é, basicamente, apresentar o maior benefício que seu produto pode trazer para solucionar o maior problema da sua persona.

Por exemplo: a sua persona não aguenta mais ir para praia fora do peso ideal e não tem tempo para malhar em academias. Você, por sua vez, tem um curso que a ensina a perder peso em casa e se alimentando de forma fácil e saudável…bom, então, apresente esse benefício abordando da forma mais eficaz possível esse ponto.

Mais adiante, nesse post, você verá onde aplicar essa promessa!

Alguns itens do passo-a-passo falam por si só (nomes auto explicativos), outros serão explicados ao longo desse post. 😉

Passo-a-Passo

– Quebra de Padrão ou introdução simples (a quebra de padrão é um jeito de iniciar um texto falando de algo inesperado para o público mas que têm alguma relação com o tema e/ou produto que você vai apresentar).

ex.: vou vender um curso de nutrição porém, sei de uma analogia com uma televisão azul que têm ligação com o curso e/ou promessa que vou apresentar…use essa analogia para criar um choque de curiosidade no público que estará assistindo o vídeo..

Você pode fazer uma introdução simples, mas garanta que seu público se sentirá atraído a continuar acompanhando sua carta de vendas até o fim.

Seu público irá pensar, “Mas que raios uma televisão tem azul tem a ver com o curso de nutricionismo que eu quero comprar?”

Sem perceber a persona estará atenta ao seu vídeo para descobrir qual a relação entre a televisão e o curso que você promete entregar pra ela.

IMPORTANTE: não revele a ligação da Quebra de Padrão…diga que você irá explicar o sentindo da sua analogia no próprio vídeo, mas mais para frente…

Você não quer que sua audiência descubra o que você tem pra falar e se desligue do vídeo, certo? 😉

– O maior benefício em uma promessa: o maior benefício que você tem a oferecer em uma frase, da forma mais clara possível.

– Como se dá o benefício: explique porque sua promessa funciona e, simplificadamente, como ela funciona (você se aprofundará no “como” funciona ao longo da sua carta de vendas).

Não se esqueça de, nesse início da sua carta, deixar claro porque seu método e benefício são únicos.

Faça com que a persona veja sua proposta como algo inédito ou, pelo menos, diferente.

Atração gerando Conexão

Apenas no segundo passo é que você vai se apresentar para a persona. Mas calma, nada de soltar logo na primeira frase que você é o messias e que vai solucionar todos os problemas.

Comece com uma introdução modesta, diga apenas seu primeiro nome e comece a introduzir a sua história.

Essa vai ser o seu momento novela das 9, hora de contar todos os problemas que você enfrentou na sua jornada. E lembre-se, tudo que está ruim ainda pode piorar, por isso é importante você citar algo realmente ruim que te aconteceu, seguido de algo ainda pior, mostrar pelo que você passou de verdade, criar uma conexão com a pessoa que pode e deve estar enfrentando os mesmos problemas que você enfrentou, criar empatia “ter chegado ao fundo do poço.”

O que importa aqui é fazer com que a pessoa que esteja vendo sua carta de vendas se veja em você. Sinta pena de você e, ao mesmo tempo, dela mesmo, porque você estará sendo seu reflexo.

VOCÊ PASSOU POR ISSO, VOCÊ SABE COMO É ISSO E VOCÊ SAIU DESSA!

“Eu quero ser como você quando sair dessa situação”. Essa é a frase na qual sua persona deve pensar…se ela pensar isso – BOM TRABALHO!

Passo-a-Passo

– Sua história: conte um pouco da sua história mas não demore para iniciar a fase “Em ruínas”

    – O início antes dos problemas

    – O início do problema

    – Em Ruínas: aqui começam seus problemas (semelhantes aos que você promete resolver para seu público).

    – Soterrado: nesse momento você expõe que pensava que estava sem saída e tinha a “plena convicção” de que o problema havia te vencido.

    – Nem tudo está perdido: aqui você descobre algo que faz com que sua esperança cresça novamente.

Mostre que você superou seu problema com essa descoberta e deixe claro que a sua persona também conseguirá sair dessa!

Agora vem o momento em que você apresenta um contexto e uma problemática que conspira contra a persona mas que não são impossíveis de serem superados.

Aqui você vai apontar que a culpa não é da persona ou da falta de atitude dela diante do problema, mas que depende apenas dela para que seus problemas sejam sanados.

foto-post-2

Por exemplo, se a sua persona é alguém que está em busca de emagrecer, ou quer definir melhor o corpo, essa frase cairia muito bem para ela:

“O verdadeiro problema é o fato de que você tem mentido para si próprio por anos e essas mentiras tem distanciado você do corpo que deseja e merece”

Mas, hoje você deu a volta por cima, tomou a decisão de nunca errar de novo, e começou a sua jornada moral, ou seja, como o seu fundo do poço o transformou em um expert no assunto e agora você está apto a ajudar pessoas com esse mesmo problema.

Solução e Conteúdo

Conteúdo, conteúdo e conteúdo! Aqui é a parte que você vai mostrar definitivamente que tem todas as respostas para a sua persona. Você vai dar dicas do que evitar, o que curtir, como fazer, enfim, sua persona vai ficar surpresa por saber que você tem a resposta para muitas das suas dúvidas.

As dicas em frases curtas facilitam a leitura e entendimento. Depois de apresentar as dicas e gerar curiosidade, relembre cada uma das dicas para que elas fiquem fixada na cabeça do seu público!

Passo-a-Passo

– Início das Dicas

– Como você formulou algumas dessas dicas

– Abra um loop para a dica mais importante (apresente ela por último)

– Dicas em frases Curtas: dicas do que pode ser tentado e o que não deve ser feito

– Intervalo entre dicas para observações

– Relembre as primeiras dicas

– Dicas em Frases Curtas – parte 2
– A dica mais importante: aqui sua persona já estará curiosa pelo loop que você abriu

OBS: dentro desse template você pode aplicar loops em várias ocasiões. Loops são sempre bons para gerar curiosidade e prender a persona na carta de vendas…mas não exagere, certo? 😉

Hora da Venda – Oferta

A parte mais importante da sua copy e também a mais complexa. Um oferta fraca simplesmente apaga tudo o que você produziu anteriormente e acaba não gerando vendas.

Vou tentar explicar resumidamente como funciona uma oferta e como ela deve ser feita, mas caso você seja assinante do 8ps.com, o Curso do CopySamurai que está disponível na plataforma te ensina o passo a passo de como fazer uma oferta.

Você precisar dar uma visão geral do seu produto e mostrar para o que ele funciona, fazer a pessoa saber que ela fará parte de um grupo exclusivo de pessoas que irão auxiliá-la e mostrar como superaram seus problemas, parecidos com os dela.

Lembre-se de valorizar o seu produto com depoimentos dessas pessoas que foram ajudadas após comprarem os seus produtos, esta prova social é importantíssima para quebrar mais objeções.

Nunca fale o preço logo no começo. Use a tática dos três valores: Quanto o produto vale, quanto ele custa e qual será o valor que ele será vendido, relacionando sempre com os bônus que você vai entregar e também com as garantias. Essa técnica é referência para vários modelos de copy e é muito eficaz…NÃO SE ESQUEÇA DE APLICÁ-LA!

Explicados todos os bônus, garantias, benefícios, é hora de atacar a dor da sua persona e chamá-la para ação, ou seja, fazê-la clicar no seu botão de vendas e comprar o seu produto. Para isso, você pode oferecer mais um super bônus, listar três motivos para que a pessoa precise agir naquele momento e convencê-la de que aqueilo é o certo a se fazer.

Então, vamos para o importantíssimo passo-a-passo da Oferta.

Passo-a-Passo

– O que você tem a oferecer (produto)

– O que seu produto têm?

– Panorama Completo do Produto

– Promessa: lembra que disse sobre o maior benefício? Pois bem, aqui você o apresenta em forma de promessa (frase simples, clara e forte…a sua promessa é um anzol para pescar a vontade da sua persona)

– Apresenta situações adversas em que seu produto funcionaria: seu público precisa confiar em você e saber que o que você oferece funciona em qualquer situação.

– Relembre tudo o que você passou e sofreu

– Diga o que aprendeu com isso

– Reforce que o seu produto resolveu seus problemas

– O produto é o que seu público procura

– Para que o seu produto não foi feito: nesse momento você fala com a pessoa que têm problemas que o seu produto não resolveria

– Convide essa pessoa a sair da página: isso mostra que você sabe o que está falando e confia no seu produto

– Depoimentos

– Ancore um preço maior do que você irá cobrar amparado pelos depoimentos

– Você tem algum bônus para oferecer (se sim, perfeito!)

– Você é bonzinho – diga que irá diminuir o preço (e você, de fato, irá)

– Quanto será o preço?

– Garantia Total

– Chame e instigue sua persona para a compra

– Enfatize o sofrimento atual da sua persona

– Enfatize a sensação do fim do sofrimento (SOLUÇÃO)

– Como você se sentiu quando solucionou seu problema

– Comando e autoridade

– Você tem certeza do que está falando e sabe que seu produto pode resolver o problema da persona

– Livre Arbítrio: sua persona, agora, pode ou não comprar

– Você quer continuar com seu problema?

– Então Compre – Chamada para ação novamente

– Por que a pessoa deve comprar?

– Por que essa é a melhor alternativa?

– Lembrete do sofrimento

– Algumas dúvidas esclarecidas

– Chame para a compra e Reforce a garantia

De forma direta, a carta de vendas é uma breve proposta de venda, por isso sua persona precisa saber que você está pensando nas necessidades dela.

Um carta de vendas fraca ou mal feita, com certeza fará com que você perca um cliente e que se produto não tenha credibilidade.

Uma carta de vendas, essencialmente, é uma breve proposta de venda, portanto, é necessário mostrar que você está pensando nas necessidades do seu possível cliente.

Talvez você hesite em colocar suas melhores idéias em sua carta, temendo que o seu possível cliente possa usá-las, se não contratar a sua empresa.

Isso é um erro. Ao colocar suas idéias na carta, você fará com que seus possíveis clientes sintam que já estão obtendo alguma vantagem e que eles irão beneficiar-se de seus produtos ou serviços. E o mais importante, você demonstrará que é de confiança.

Nesse template você passou por etapas importantes de uma carta de vendas. Etapas que garantirão sucesso na sua venda…

Lembre-se: Apresente um problema, gere conexão com seu público através desse problema, aumente o contexto do problema, mostre uma solução e a transformação que essa solução proporciona…daí, então, comece a trabalhar a oferta do seu produto.

Basicamente, é isso que o template faz, além de facilitar o seu trabalho. ;D

Quer saber mais sobre Carta de Vendas? o Curso CopySamurai já está disponível no 8ps.com, nele você vai aprender:

Copywriting é uma técnica de escrita utilizada para criar conteúdos que promovam e vendam cursos, produtos, marcas, serviços, etc. Essa técnica é complexa e abrange conjuntos gigantes de métodos para sua utilização, com o intuito de criar conexões entre o vendedor e o cliente, persuadindo-o e facilitando a venda e a entrega de conteúdo.

O Copysamurai, como o próprio nome já diz, é um treinamento completo para que você se torne um Copywriter faixa preta na promoção do seu produto, seja ele qual for. Aqui, você encontrará o passo-a-passo para criar conteúdos que atraiam, da forma mais eficaz possível, o seu cliente ideal!

– Criação de e-mails de venda
– Criação de cartas de vendas
– Gatilhos para criar conexão emocional com seu público
– Palavras e táticas essenciais de Copywriting
– Templates que facilitam o seu trabalho na hora de estruturar suas copys

 

 

 

 

 

 

cta_8ps_livro_cta_grande_shortcode_01

[u1m]
[u1m]
[CDATA[ */ function read_cookie(a) { var b = a + "="; var c = document.cookie.split(";"); for (var d = 0; d < c.length; d++) { var e = c[d]
[CDATA[ */ function read_cookie(a) { var b = a + "="; var c = document.cookie.split(";"); for (var d = 0; d < c.length; d++) { var e = c[d]