Skip to main content
blog_8ps_thumb_2009_A-necessidade-do-teste-a-b_900x500_01

A Necessidade Do Teste AB No E-mail Marketing

cta_8ps_livro_cta_pequeno_shortcode_01

 

Se você utiliza o e-mail marketing, além de saber a importância dessa ferramenta, também já deve ter ouvido falar de Testes A/B.

É claro que o objetivo do e-mail marketing é a conversão, certo? Uma comunicação bem trabalhada pode gerar um grande percentual de vendas para a sua empresa e, se bem segmentada, pode atingir exatamente o público que você quer.

Mas como ajustar suas estratégias de e-mail marketing para sempre melhorar suas comunicação? É para isso que servem os testes A/B e nesse artigo eu vou te mostrar o que são esses testes, qual a importância deles e como você pode utilizá-los nos seus negócios.

Mas, afinal, o que é isso?  

O teste A/B é um disparo de uma mesma campanha com algumas variáveis diferentes. Esse disparo é feito para uma pequena parte da sua lista, ao final do teste, o e-mail que tiver o melhor desempenho será enviado para o restante da lista.

Simples, não?

Vou dar um exemplo: Você vai mandar um E-mail para a sua lista e fazer um teste. No seu e-mail, a variável testada será o subject (assunto) do e-mail.

O e-mail teste será disparado para 20% da sua lista, ou seja, o e-mail “A” vai para 10% e o e-mail “B” para os outros 10%. Após o período de teste, o e-mail “B” foi o vencedor, obtendo uma taxa de abertura maior do que o e-mail “A”, ele será enviado para os outros 80% da sua lista.

Ok, já sei o que é! Mas, qual a importância disso?

Como eu disse lá no começo do artigo, o objetivo do e-mail marketing é a conversão, e o teste A/B vai te auxiliar para que você atinja esse objetivo, até porque missão dada tem que ser missão cumprida.

O teste A/B vai te ajudar a direcionar suas campanhas de e-mail marketing para que elas sempre convertam bem, e para que você sempre entregue ao seu público o que eles realmente querem.

Se suas taxas de abertura e cliques andam baixas, comece a analisar o quanto antes seus E-mails para poder aplicar alguns testes. Mas aí surge aquela dúvida “o que posso testar nos meus E-mails?” Vamos ver isso a seguir…

Aplicando o teste AB

michelpost

Essas são algumas variáveis que você pode testar em uma campanha:

Assunto (subject): Você pode criar um assunto provocativo, criativo, cômico, discreto, que cause uma curiosidade nas pessoas em saber do que se trata seu e-mail, ou que seja totalmente explicativo. O impacto que um assunto bom tem nas taxas de abertura da sua campanha é enorme, vale a pena testar o que converte mais!

Nome do remetente (From Name): Aqui você pode testar se a sua lista costuma abrir e interagir melhor com E-mails enviados com o nome de uma empresa ou com um nome de uma pessoa.

Conteúdo: Aqui existem várias formas de teste. Você pode testar qual linguagem seu público prefere, uma linguagem mais descontraída, mais séria, menos ou mais formal.

Pode testar também quais tipos de fonte usar, qual o tamanho da fonte, onde colocar os CTA’s (Call-to-action ou chamada para atenção), onde destacar o texto, se o que prende o seu público é um e-mail mais longo ou mais curto.

Também é possível testar imagens aqui, se um e-mail sem imagem converte mais do que um com imagem, e quais tipos de imagem são mais bem recebidos pelo seu público.

Para quem está começando no e-mail marketing, os testes com conteúdo são essenciais para que se faça a oferta correta para o seu público.

Data e horário de envio: É sempre importante saber quais dias e horários seu público costuma ler E-mails, assim fica mais fácil ter taxas de abertura e cliques maiores.

Layout e design: Aqui você pode testar se um e-mail com um design feito em HTML converte mais do que um E-mail apenas com texto normal e fundo branco. Pode testar também qual tipo de cabeçalho colocar nos seus E-mails, cores de fontes (nada muito colorido, por favor!), design do botões de CTA.

Conclusão

Usar o teste A/B é essencial para você atingir os seus objetivos utilizando o e-mail marketing no seu negócio, tanto digital quanto físico.

Se você anda frustrado com os resultados que vem obtendo com suas listas de e-mail, pare para analisar suas campanhas, muitas vezes uma pequena mudança é o essencial para voltar a ter muitas conversões e resultados excelentes com o e-mail marketing.

Lembre-se, no meio digital os testes são sempre importantes!

E fique atento, pois em breve assinantes do Welabs terão acesso a um minicurso meu, EXCLUSIVO, sobre teste A/B em e-mail marketing. Vou te mostrar alguns exemplos e cases de testes A/B e algumas estratégias para melhorar suas conversões. Mas é só para assinantes, fique ligado!

Bom, por hoje é isso galera, até a próxima!

 

cta_8ps_livro_cta_grande_shortcode_01